Scroll Top

Trusted Advisors: saiba como implementar o blockchain na sua empresa

  • Home
  • Blockchain
  • Trusted Advisors: saiba como implementar o blockchain na sua empresa
Trusted Advisors: saiba como implementar o blockchain na sua empresa

Nos últimos anos, o blockchain deixou de ser relacionado apenas às criptomoedas para se tornar um movimento revolucionário para empresas de todos os setores. Com sua natureza descentralizada, a tecnologia passou a ser utilizada por organizações que procuram aumentar a transparência em suas transações, agilizar operações e garantir a integridade das informações. 

O blockchain, em sua essência, é um livro-razão que registra transações em uma rede. Cada uma dessas transações é considerada um bloco e está vinculada à transação anterior por meio de um hash criptografado, que é o que forma a cadeia. É exatamente essa estrutura que garante a segurança e transparência nas transações, impedindo qualquer tipo de falsificação. 

Quais os benefícios do blockchain?

O blockchain oferece inúmeras vantagens para as empresas, principalmente em relação à confiabilidade, rastreabilidade e transparência das transações, permitindo que as organizações ofereçam maior segurança em suas operações. 

Rede descentralizada

Essa descentralização do blockchain elimina a necessidade de uma autoridade central gerenciando cada operação, permitindo que as transações ocorram diretamente entre as partes envolvidas, o que agiliza e reduz atrasos nas transações. 

Rastreabilidade

Rastrear as transações em tempo real garante maior transparência na cadeia de abastecimento, conformidade com regulamentos e padrões, maior qualidade e segurança na transação devido à visibilidade de ponta a ponta, redução de riscos de falsificação e fraude e aumento da confiança do cliente e reputação da marca. 

Segurança

Por ter um caráter imutável, o blockchain oferece uma segurança robusta para garantir as transações das empresas, já que impede que as informações sejam alteradas ou violadas. O blockchain cria um registro inalterável de transações, criptografando os dados de ponta a ponta, o que também garante sua privacidade. Além disso, as informações são armazenadas em uma rede distribuída de computadores, o que torna quase impossível serem acessadas por hackers. 

Redução de custos

O design do blockchain fornece maior eficiência ao processamento de transações, automatizando tarefas manuais e tornando os processos de relatório e auditoria mais fáceis, reduzindo custos na operação. 

Agilidade nas transações

Ao eliminar intermediários e substituir processos manuais, o blockchain torna as transações mais rápidas que a maioria dos métodos tradicionais. 

Maior controle sobre os dados

O blockchain dá maior controle para as empresas lidarem com seus dados. Os proprietários dos dados podem decidir quais partes das informações serão compartilhadas, com quem e por quanto tempo, baseando essas decisões em contratos inteligentes. 

Etapas para implementar o blockchain nos negócios

Antes de implementar a tecnologia, é essencial pesquisar o mercado e alinhar o uso do blockchain com os objetivos de negócios. Isso garante uma transição tranquila, melhorando a eficiência, transparência e inovação. Por isso, sempre, o primeiro passo para qualquer projeto é identificar as necessidades e os objetivos da organização e mapear as áreas para identificar onde melhorias de transparência, segurança e eficiência podem ser mais facilmente alcançadas com a adoção do blockchain. Mas esse é só o começo: 

Identificando casos de uso

Como citado mais acima, identificar possíveis casos de uso faz com que a adoção do blockchain apresente resultados com maior agilidade. 

Desenvolva a Prova de Conceito (PoC)

Identificados os casos de uso, o passo seguinte é desenvolver a Prova de Conceito, que nada mais é que um protótipo em pequena escala para demonstrar a viabilidade e o potencial da adoção da tecnologia. Com o protótipo validado, comece a expandir para outros setores e funções, sempre realizando testes e avaliações para alcançar o máximo potencial da tecnologia. 

Avalie as plataformas disponíveis

Existem diversas plataformas blockchain no mercado — Ethereum, Hyperledger Fabric, Tezos, Corda, Stellar, Polkadot entre outras. Avalie cada uma delas com base em sua escalabilidade, interoperabilidade, mecanismos de consenso, ferramentas de desenvolvimento, suporte e recursos de segurança. 

Trabalhe com especialistas em blockchain

Colaborar com especialistas em desenvolvimento de aplicações de blockchain é um passo importante para garantir a implementação bem-sucedida da tecnologia. Eles fornecem orientação sobre qual tecnologia, projeto de arquitetura, desenvolvimento de contratos inteligentes e auditoria de segurança são mais indicados. 

Projete a arquitetura

É fundamental projetar a arquitetura blockchain alinhada aos requisitos de negócios. A estrutura de dados, o mecanismo de consenso, as configurações de privacidade e os pontos de integração com outros sistemas precisam trabalhar de forma integrada para garantir compatibilidade, segurança e gerenciamento eficiente. 

Escolha o protocolo de consenso

O protocolo de consenso é o conjunto de regras que determina como as transações serão validadas em uma rede blockchain. As opções são: 

  • Prova de trabalho (PoW), que oferece maior segurança 
  • Prova de aposta (PoS), mais eficiente em termos energéticos 
  • Prova de participação delegada (DPoS), mais rápida com validadores eleitos 
  • Tolerância prática e falhas bizantinas (PBFT), adequada para blockchains permitidos 
  • Prova de peso (PoW), centralizado, mas eficiente para redes privadas 

Desenvolva e teste regularmente

Realizar testes e corrigir bugs é a única maneira de garantir a funcionalidade e segurança do projeto. Para isso, crie soluções blockchain baseadas em arquitetura definida e implemente contratos, interfaces e integrações confiáveis e robustas, que se integrem aos sistemas em uso pela empresa para garantir o máximo do desempenho. 

Implante e integre

Após todas essas etapas e a realização de testes, é o momento de implantar a solução e integrar o sistema à infraestrutura de trabalho. Forneça treinamento aos funcionários sobre o uso da tecnologia e realize possíveis adaptações nos processos impactados. 

Conheça o Trusted Advisor da SVX

O Trusted Advisor é um consultor que oferece maior confiança e credibilidade aos clientes. Na SVX, nossos Trusted Advisors trabalham em conjunto com as empresas para tornar a implementação do Blockchain mais tranquila, sem atrito e bem-sucedida. 

Nossa equipe está à disposição para apoiar a organização em todos os passos para a implementação da tecnologia, desde a identificação de casos de uso e áreas de melhoria, ajudando a criar um protótipo funcional, realizando os testes necessários, integrando o blockchain às soluções já em uso pela empresa e colocando o projeto em produção. 

Torne suas operações mais confiáveis e ágeis, otimize processos internos e com fornecedores, e facilite as transações entre empresas. Antes de implementar o blockchain, conte com os Trusted Advisord da SVX para garantir que o passo seja dado com segurança e planejamento. 

+ conteúdo