Scroll Top

Transformação digital: saiba quais tecnologias possibilitam experiências inovadoras

Transformação digital

Em um mundo extremamente acelerado e digital, a jornada de transformação digital é que irá ditar a agilidade das empresas em impulsionar experiências inovadoras por meio da tecnologia. Portanto, a transformação digital é um fator crítico para qualquer empresa que deseja ficar à frente da concorrência — ou seja, para todas. 

Entretanto, no Brasil, o investimento na transformação digital ainda é incipiente. De acordo com o estudo Índice Transformação Digital Brasil (ITDBr), da Fundação Dom Cabral e PwC, mais da metade das empresas analisadas (52,4%) são classificadas como “seletivas”, que mostra que fazem apenas pequenos investimentos em projetos digitais. Enquanto 25,2% estão como “otimizadoras”, que indica que a transformação digital determina o foco dos investimentos. 

Desafios enfrentados para a implementação da transformação digital

Mesmo que a maioria das empresas entenda que a tecnologia é fundamental para tornar os negócios inovadores, muitas ainda dependem de processos manuais desatualizados e operações de back-end com silos de dados, utilizam mal as tecnologias disponíveis ou demoram para adaptar o ambiente corporativo ao mundo digital. 

O estudo da Fundação Dom Cabral pontua que o maior desafio enfrentado pelas empresas brasileiras é a falta de estrutura e cultura, com 55% das respostas. Outros 28% destacam a pouca experiência em projetos especiais. Para 21% falta de visão de um modelo de negócios, 20% elegeram a aversão ao risco e os demais citaram pouco conhecimento técnico (14%), orientação para práticas de tecnologia de suporte (13%), diretrizes de gestão pouco flexíveis (9%), falta de rentabilidade dos projetos digitais (8%) e falta de cursos de qualificação e treinamento (7%). 

Isso deixa claro que a jornada de transformação digital, apesar de muito conhecida pelas empresas, continua muito distante da realidade brasileira. 

Tecnologias cruciais para a transformação digital

Mas ainda dá tempo de embarcar e seguir por essa estrada, o primeiro passo é conhecer as tecnologias para oferecer experiências inovadoras: 

Infraestrutura na nuvem

A nuvem é a principal tecnologia para a transformação digital. Ela oferece escalabilidade, flexibilidade e custos mais baixos para que as organizações possam evoluir rapidamente. A infraestrutura na nuvem permite às empresas que a acessem facilmente aplicativos e dados armazenados, se adaptem rapidamente à demanda por recursos sazonais e forneçam serviços sob demanda para usuários e clientes. 

Inteligência artificial (IA)

A inteligência artificial vem a cada ano conquistando o mundo dos negócios. Chatbots, assistentes virtuais, sistemas de recomendação entre outros recursos transformam a experiência das pessoas e melhoram a interação entre empresas e clientes, tanto que o IDC destaca que os gastos globais com sistemas de IA devem ter alcançado US$ 154 bilhões em 2023, um aumento de 26,9% em relação a 2022. 

Internet das Coisas

A conectividade de dados nunca alcançou tantos dispositivos ao mesmo tempo, e isso é devido ao crescimento de sistemas conectados à Internet das Coisas (IoT). São dispositivos vestíveis inteligentes, smartphones e sensores que coletam e transmitem dados em tempo real para ajudar as empresas a tomarem decisões baseadas em dados. Os mais diversos setores da economia, como agricultura, logística, saúde e transportes, utilizam dispositivos IoT conectados para rastreamento e para garantir uma cadeia de suprimentos mais eficiente. 

Big Data e análise de dados

Com a profusão de dados disponíveis, as empresas precisam contar com uma infraestrutura robusta para transformar esses dados em informações úteis. É aí que a análise de dados e o Big Data dão as cartas ao oferecerem às empresas a possibilidade de lidar com uma grande quantidade de dados para gerar insights, otimizar operações e melhorar a tomada de decisões. 

Blockchain

Por aumentar a transparência e confiança em transações, a tecnologia blockchain, por meio da descentralização, registros imutáveis, mecanismos de consenso e acesso público, tem um uso significativo por empresas de setores que exigem a manutenção de registros seguros e à prova de falsificação. Exatamente por isso, a tecnologia vem sendo muito utilizada por organizações financeiras e de saúde, assim como para rastrear produtos desde sua origem até o consumidor, reduzindo fraudes e garantindo a autenticidade dos produtos. 

Automação robótica de processos (RPA)

A automação robótica de processos (RPA), ou automação de processos robóticos, agiliza, elimina erros e torna mais eficientes tarefas repetitivas e manuais. Normalmente, as empresas investem no RPA para automatizar a entrada de dados, como processamento de faturas e o suporte ao cliente. O setor de seguros, por exemplo, usa a RPA para processar sinistros, reduzindo o tempo de processamento. 

Tecnologia 5G

O 5G já vem transformando a conectividade móvel, tornando a comunicação mais ágil e confiável e permitindo que redes IoT processem dados em tempo real e com baixíssima latência, beneficiando os setores de transporte, indústria manufatureira, agricultura entre outros. 

Realidade aumentada e virtual

A realidade aumentada (AR) e virtual (VR) já estão transformando a experiência de usuários e clientes. Por oferecer experiências imersivas, elas permitem envolver as pessoas para que vejam e sintam virtualmente os produtos oferecidos pelas empresas. Além disso, a realidade virtual já oferece aplicações para setores de saúde, educação, moveleiro etc. 

Computação de borda

A computação de borda, ou edge computing, é utilizada em aplicações que exijam um poder de processamento próximo à fonte de dados, evitando a latência, melhorando o processamento em tempo real e a eficiência do sistema. Ela também funciona como um complemento à tecnologia de nuvem, especialmente para aplicações que exijam decisões em frações de segundo, como o setor de petróleo e gás e veículos autônomos. 

Computação quântica

Problemas complexos, muitas vezes, não podem ser resolvidos por redes de computadores comuns, já que alguns cálculos podem levar anos para serem realizados. A computação quântica resolve esse problema e pode revolucionar sistemas de criptografia, agilizar a descoberta de novos medicamentos e materiais. Entretanto, a tecnologia ainda está dando seus primeiros passos, sendo ainda muito cara para a maioria das empresas. 

A transformação digital e a inovação nos negócios

A transformação digital impulsiona a inovação nos negócios, ajuda a reduzir custos, torna a infraestrutura tecnológica mais eficiente, melhora a tomada de decisões e otimiza as mais diversas operações de negócios, além disso, pode revolucionar a forma com que as empresas se relacionam com seus clientes. 

Mas, para que ela realmente seja bem-sucedida, alguns desafios, como os citados acima, precisam ser vencidos pelas organizações. E é aí que a SVX pode ajudar sua empresa. Por meio da modelagem de processos, ajudamos as organizações a aumentarem a produtividade, eficiência e escalabilidade por meio de uma mentalidade de melhoria contínua, preparando-a para o futuro. Fale com nossos consultores e conheça nossos serviços. 

+ conteúdo