Scroll Top

Principais tendências de cibersegurança para 2023

cibersegurança

A tecnologia se tornou cada vez mais central para o futuro do funcionamento dos negócios, e a cibersegurança fará parte desse futuro.

Com a crescente quantidade de dados e informações confidenciais sendo transmitidas online, aumenta também a necessidade de proteção contra vazamento de dados e outras ameaças à segurança.

Para enfrentar os desafios da segurança cibernética, as empresas têm investido cada vez mais em ferramentas, tecnologias e consultorias especializadas para minimizar os riscos destes incidentes de segurança. Outras, entretanto, podem estar contando com mera sorte.

Conheça a seguir as tendências em cibersegurança para 2023 e os anos seguintes.

Criptografia

Uma das principais tendências na cibersegurança em 2023 será o uso de criptografia para proteger dados confidenciais.

Primeiramente, é preciso dizer que essa tecnologia não é novidade, mas continua exercendo um papel importante na segurança dos dados.

A criptografia permite criptografar dados confidenciais antes de enviá-los pela Internet, tornando-os ilegíveis para usuários não autorizados. Isso ajudará a mitigar os riscos de vazamento de dados e outras violações de segurança.

Inteligência Artificial

A inteligência artificial (IA) é uma ferramenta poderosa que as empresas podem utilizar para melhorar a segurança cibernética.

A IA pode ser usada para analisar grandes quantidades de dados de segurança cibernética em tempo real, permitindo que as empresas detectem e respondam a ameaças em tempo real.

A IA também pode ser usada para identificar padrões de comportamento incomuns que possam indicar uma ameaça cibernética, e também para treinar modelos de aprendizado de máquina para prever possíveis ameaças cibernéticas com base em padrões históricos de comportamento.

Contratos inteligentes

Outra tendência em cibersegurança é o uso de contratos inteligentes.

Em suma, os contratos inteligentes são programas de computador que podem executar transações automáticas com base em regras predefinidas.

Logo, esses contratos podem ser usados para estabelecer acordos de segurança entre as partes envolvidas e ajudar a garantir que as informações confidenciais não sejam comprometidas.

Cibersegurança na Nuvem

A cibersegurança em nuvem é outra ferramenta importante que as empresas podem utilizar para proteger seus dados e sistemas.

A cibersegurança em nuvem envolve o uso de serviços de segurança hospedados em nuvem, como firewalls, sistemas de prevenção de intrusões e detecção de malware.

Ao utilizar serviços em nuvem, as empresas podem ter acesso a ferramentas de segurança avançadas que normalmente seriam muito caras ou difíceis de implementar localmente.

Além disso, os provedores de serviços em nuvem geralmente têm equipes de segurança dedicadas que trabalham para proteger seus sistemas e dados contra ameaças cibernéticas.

Cibersegurança para Dispositivos Móveis

A cibersegurança para dispositivos móveis é uma ferramenta indispensável para as empresas que permitem o uso de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, para acessar seus sistemas e dados.

Com mais funcionários trabalhando remotamente e usando dispositivos móveis, logo, este tipo de ferramenta se tornou ainda mais importante.

Como empresa, utilize aplicativos de segurança móvel que verificam dispositivos em busca de malware e vulnerabilidades de segurança.

Além disso, implemente políticas de segurança móvel que exijam dos usuários senhas fortes e criptografia de dados para proteger seus dispositivos e, portanto, aumentar consideravelmente a segurança dos dados.

Conclusão

De toda forma, é importante lembrar que nada disso é eficaz sem a contínua capacitação humana e atualização constante das empresas. Ou seja, cibersegurança não funciona sem o fator humano.

Visando proteger sua empresa contra esses riscos cibernéticos, implemente medidas que sejam realmente eficientes para a realidade da sua empresa. Desta forma, o apoio de empresas experientes em gestão de risco e segurança cibernética é imprescindível.

Somente uma boa consultoria, com vasta experiência no assunto, é capaz de fazer um planejamento estratégico delineando o que será necessário para identificar e mitigar todos os riscos cibernéticos para a sua empresa.

Conte com a SVX para aprimorar seu Programa de Segurança da Informação e estar preparado para um futuro cibernético conturbado.

+ conteúdo