Scroll Top

SoD (Segregation of Duties)

  • Home
  • SoD (Segregation of Duties)

Aspecto fundamental para controles internos sustentáveis e gestão de riscos

A segregação de funções (SoD), também chamada de separação de funções, é um aspecto fundamental para controles internos sustentáveis gestão de riscos . O SoD foi projetado para evitar fraudes e erros, garantindo que pelo menos dois indivíduos sejam responsáveis por áreas separadas de uma tarefa. Isso também possibilita que nenhuma pessoa sozinha esteja completamente no controle do processo. Com isso, limita a quantidade de controle sobre uma tarefa e evita que uma única pessoa realize tarefas não autorizadas ou ilegais, como cometer fraudes ou desviar fundos da organização.

Do ponto de vista de compliance, a segregação de funções chega até mesmo a ser obrigatoriedade, como no caso da Lei Sarbanes-Oxley (SOX). 

SoD e gestão de risco

As políticas de segregação de funções também podem ajudar a gerir os riscos na tecnologia da informação. Ao segregar as tarefas do fluxo de trabalho, o processo garante que a mesma pessoa não seja responsável por diversas áreas e controles de acesso.  

O SoD  também pode ser usado para ajudar a evitar erros humanos acidentais, ajudando a melhorar a eficiência entre as equipes da empresa. Veja outros motivos pelos quais o SoD é essencial em uma organização:

Prevenção de fraudes:  Uma das principais razões para a implementação do SoD é dissuadir e detectar fraudes. Se uma pessoa tiver muito controle sobre um processo, ela poderá manipulá-lo em seu benefício. Ao separar funções-chave entre diferentes indivíduos, torna-se muito mais difícil para qualquer pessoa cometer fraude. 

Redução de erros:  Quando muita responsabilidade é atribuída a uma única pessoa, aumenta a probabilidade de erros. Isto é especialmente verdadeiro quando a pessoa está sobrecarregada ou mal treinada. Ao dividir as tarefas entre vários indivíduos, cria-se um sistema de freios e contrapesos que pode ajudar a reduzir erros. 

Melhoria da precisão:  Ao separar as funções, garante que nenhum indivíduo tenha controle total sobre um determinado processo ou transação. Isso pode ajudar a melhorar a precisão, pois várias pessoas revisarão e verificarão as informações. 

Melhorar a responsabilidade:  Quando diferentes indivíduos são responsáveis por diferentes aspectos de um processo, cria-se um sentimento de responsabilidade entre a equipe. Cada pessoa conhece seu papel e entende suas responsabilidades, o que pode levar a um melhor desempenho. 

Se você precisa de um trabalho de SoD para sua empresa, a SVX pode auxiliar na consultoria e implementação de um trabalho de SoD. Entre em, contato contato conosco. 

Agende uma reunião com nosso time de especialistas

Descubra como a SVX pode ajudar a sua empresa a criar um design de serviços consistente para seus clientes.