Scroll Top

Saiba escolher a consultoria empresarial ideal para sua empresa

Consultoria empresarial 

O mercado de consultoria empresarial no Brasil não para de crescer. De acordo com um artigo na Forbes, são mais de 160 mil empresas que oferecem esses serviços no país, então, não é fácil encontrar aquela que realmente atenda aos anseios da organização e ajude a transformar os negócios para que eles alcancem um novo patamar. 

Uma consultoria empresarial pode ser um fator determinante para o sucesso dos negócios. Por outro lado, contratar aquela que não atenda às necessidades da empresa é um fator de risco importante e que pode representar prejuízos que vão além das finanças. 

Mas não pense que basta contratar uma das gigantes desse mercado que os problemas serão facilmente resolvidos. Na verdade, apesar de serem competentes no que fazem, essas empresas contam com uma abordagem padronizada que pode não ser a melhor para todas as organizações, principalmente em um momento de incertezas sobre o rumo que a economia irá tomar nos próximos anos. 

O que é uma consultoria empresarial?

Basicamente, o trabalho da consultoria empresarial é ajudar as empresas a melhorarem seu desempenho, resolverem problemas, otimizarem processos e alcançarem seus objetivos mais rapidamente. Como contam com experiência em diversas áreas, como marketing, finanças, gestão e operações, essas empresas buscam soluções para as mais diversas situações. É ela que “ensina a escalar” e leva até o “pico de uma montanha”, garantindo que o caminho seja o mais suave possível. 

Para isso, a consultoria empresarial irá analisar processos, estratégias e negócios detalhadamente, obtendo uma compreensão profunda de como a empresa funciona, sua posição atual no mercado e seus objetivos, para desenvolver e implementar um plano estratégico que torne a organização mais competitiva, produtiva e eficiente, melhorando processos, sistemas e a cultura empresarial, além de facilitar a adaptação às mudanças no comportamento do cliente. 

Como escolher a consultoria empresarial correta?

A maioria das empresas espera e precisa de um serviço de consultoria empresarial personalizado, que permita uma rápida integração e mudanças significativas. Escolher a consultoria certa permite ter uma perspectiva objetiva e garante uma boa redução no tempo e nos custos para implementar mudanças. Para evitar possíveis armadilhas, a equipe da SVX listou algumas dicas para a escolha da consultoria empresarial correta: 

Defina claramente as necessidades e requisitos

É impossível encontrar a consultoria empresarial ideal se as necessidades e requisitos da organização não forem conhecidos e detalhados. Por exemplo, quantas sessões presenciais são necessárias para tornar o processo mais efetivo? Definir quais áreas precisam de ajuda, listar suas necessidades e entender como o trabalho será realizado são os primeiros passos para buscar a consultoria que melhor atenda a empresa. 

Pesquisa por consultorias

Depois de definidas as necessidades e requisitos, chegou o momento de buscar as consultorias. Aqui vale pesquisa no Google, explorar redes de consultorias conhecidas, consultar parceiros de negócios, funcionários, clientes, amigos e até familiares, visitar eventos do setor, buscar apoio em comunidades e analisar consultorias on-line. É fundamental levantar o maior número de informações possível para começar a selecionar aquelas que receberão um primeiro contato. 

Avalie as consultorias empresariais

Depois de fazer a pesquisa e selecionar alguns possíveis candidatos, é hora de analisá-los. Busque por referências, isso inclui conhecer o portfólio de clientes e produtos, estudos de caso e referências — converse com clientes antigos e atuais e pesquise comentários na internet. Outro fator importante é analisar os antecedentes da consultoria, avalie os estudos de caso, entenda a experiência dos consultores, principalmente na área de atuação da empresa. 

Conheça o estilo da consultoria

Cada consultoria oferece uma abordagem diferente para lidar com as empresas, por exemplo, transferindo conhecimento ou entregando resultados rapidamente. É importante entender qual o estilo que melhor se adapta à cultura da sua empresa e para suas necessidades. Será que uma abordagem mais prática, com a entrega rápida do resultado, é melhor que procurar um modelo de transferência de conhecimento, na qual a equipe aprende com os consultores e assume a implementação das mudanças, mas com o consultor à postos para assumir o processo se for necessário? 

Entenda o envolvimento da equipe de consultores

Muitas empresas esperam que o responsável pela apresentação da consultoria empresarial participe ativamente do serviço oferecido. Afinal, é esse consultor que forneceu consistência e segurança para que a consultoria fosse escolhida. É exatamente essa consistência que garante a confiança necessária e torna os contatos centralizados, evitando que diferentes pessoas interajam ao mesmo tempo com a empresa contratante, o que pode atrasar o processo de integração. 

Busque por transparência e confiança

Confiança e transparência são fatores críticos para escolher uma consultoria empresarial, afinal, a empresa está confiando a essa consultoria informações confidenciais, projetos e processos de negócios para que eles entreguem os resultados desejados. Por isso, é importante conhecer a cultura organizacional, a transparência de processos e comunicação, discutir suas capacidades e possíveis limitações. Quanto mais transparente a consultoria for, mais confiável que ela entregará exatamente o que está prometendo. 

Não foque apenas nos custos

Apesar de ser um fator decisório importante, os custos não podem ser os únicos responsáveis pela escolha. Muitas vezes, o mais barato pode não conseguir atender às necessidades e requisitos da empresa. Por outro lado, oferecer um serviço caro, não significa eficiência. Portanto, é essencial encontrar uma empresa que ofereça os recursos suficientes a um custo satisfatório. Na conversa com possíveis candidatas, tenha o orçamento em mãos para analisar o custo/benefício proporcionado pela consultoria analisada. 

Conheça os serviços da SVX

A SVX é uma empresa de consultoria em inteligência e transformação. Com experiência em governança e continuidade de negócios, oferece serviços de estratégia e governança para segurança da informação, governança de tecnologia, implementação e adequação para a LGPD, gestão de riscos, continuidade de negócios, disaster recovery, proteção de dados e voltados para a inovação. 

A equipe de consultores da SVX visa preparar sua empresa para se preparar para os desafios tecnológicos atuais, desenvolver, implementar ou melhorar processos de TI, garantir a continuidade dos negócios e desenvolver uma estratégia tática e operacional para que a empresa esteja em conformidade com a LGPD. 

Com mais de 150 projetos concluídos em empresas de 11 estados brasileiros e a implementação de mais de 35 soluções inteligentes, a SVX ajuda empresas de todo o país a estruturar a governança de tecnologia e segurança da informação. Entre em contato e saiba mais. 

+ conteúdo