Scroll Top

Qualificação da cadeia de fornecedores: obtenha maior visibilidade no supply chain

Qualificação da cadeia de fornecedores; visibilidade da cadeia de suprimentos

A qualificação da cadeia de fornecedores é um fator crítico para garantir o sucesso de qualquer empresa. Contar com uma seleção robusta e confiável de parceiros garante a entrega de produtos e serviços de qualidade, com preços competitivos e com a certeza de contar com clientes satisfeitos e engajados.

Entretanto, esse processo pode ser complexo, exigindo uma visibilidade aprimorada por toda a cadeia de fornecedores. E essa visibilidade representa uma verdadeira revolução na forma com que as empresas fazem negócios, afinal, ela permite implementar uma cadeia de fornecedores qualificada, não importando se a organização seja fabricante, varejista ou prestadora de serviços.

O que é visibilidade no supply chain?

A visibilidade no supply chain diz respeito à capacidade da empresa em rastrear e monitorar a movimentação de insumos e informações por toda a cadeia de suprimentos, desde a obtenção das matérias-primas até a entrega de produtos e serviços ao cliente. Ela envolve a coleta de informações para serem analisadas e fornecerem insights em tempo real sobre vários fatores, como níveis de inventário, processos de produção, transporte de cargas e distribuição.

Os principais componentes da visibilidade no supply chain incluem a captura de dados em diversas fontes, como fornecedores, fabricantes, empresas logísticas e varejistas e a integração e consolidação dessas informações. Com isso, é possível monitorar em tempo real do status das remessas, processos de produção e possíveis interrupções ou atrasos, a análise dos dados coletados também ajuda na obtenção de insights, na identificação de gargalos ou de ineficiências e para guiar as decisões. E, por fim, identifica e mitiga possíveis riscos na cadeia de suprimentos, como fatores geopolíticos, flutuações na demanda, entre outros, além de tornar a comunicação mais fácil e eficiente entre a empresa e seus fornecedores.

Esse processo é cada vez mais importante para as empresas e tecnologias como IoT, blockchain, inteligência artificial e aprendizado de máquina podem ser empregadas para melhorar a visibilidade e torná-la mais precisa.

Como melhorar a visibilidade da cadeia de suprimentos?

Investir em plataformas e ferramentas digitais, como um software de gestão da cadeia de fornecedores e soluções de análise, integra as informações e permite que os insights gerados ajudem a empresa a monitorar com eficiência seus fornecedores.

Isso também facilita a realização de auditorias e avaliações regulares dos fornecedores. Dessa forma, a empresa consegue avaliar o desempenho e identificar gargalos e áreas e melhoria. É importante que a avaliação não se restrinja apenas aos fornecedores primários, mas também aos secundários, incentivando a adoção de práticas de transparência e controle de qualidade pode toda a cadeia.

O mapeamento da cadeia de suprimentos ajuda na identificação de dependências e riscos por toda a cadeia de suprimentos. Com isso, as empresas podem desenvolver estratégias para reduzir riscos e implementar planos de contingência. O mapeamento também contribui para a empresa reconhecer a dependência excessiva por produtos de determinados fornecedores, reduzindo riscos e tornando a busca pela diversificação de fornecedores mais fácil.

O que é a qualificação da cadeia de fornecedores?

A qualificação da cadeia de fornecedores é o processo no qual os fornecedores são avaliados para garantir a qualidade do fornecimento de produtos e serviços e faz parte do gerenciamento de fornecedores.

Esse processo exige que todos os fornecedores sejam identificados e suas capacidades de atender aos requisitos da empresa sejam avaliadas formalmente. Essa avaliação ajuda a determinar sua classificação de risco e qual seu o potencial de impacto nos negócios. Fornecedores que atendam ao padrão de qualidade exigido pela empresa passam a fazer parte de uma lista que pode ser acionada quando determinado produto ou serviço é necessário. Mesmo aprovados, esses fornecedores continuam a ser monitorados por meio de auditorias e avaliações do seu histórico de fornecimento.

Benefícios da qualificação da cadeia de fornecedores

Como o objetivo de qualquer empresa é utilizar os recursos disponíveis da forma mais eficiente, quanto maior a visibilidade da cadeia de suprimentos, melhor precisa ser a qualificação da cadeia fornecedores, garantindo os melhores contratos, maior qualidade, maior flexibilidade e flexibilidade, ao mesmo tempo que os custos são reduzidos.

Essa visibilidade implica em outros benefícios:

Redução de riscos

Por permitir uma análise mais criteriosa sobre os fornecedores, o processo de qualificação da cadeia de fornecedores reduz riscos regulatórios, contratuais e de segurança relacionados ao trabalho externo à empresa.

Melhor desempenho

A visibilidade da cadeia de suprimentos permite que a gestão de fornecedores monitore com maior eficiência o desempenho geral do processo de aquisição e, consequentemente, o desempenho do próprio fornecedor. Isso se dá porque a qualificação da cadeia de fornecedores contribui para as empresas parceiras busquem melhorar continuamente suas operações, se tornando mais eficientes e produtivas.

Redução de custos

A qualificação da cadeia de fornecedores, por influenciar diretamente na qualidade e no custo dos insumos adquiridos, tem papel fundamental na redução de custos da operação.

Base de fornecimento alavancada

Com a qualificação da cadeia de fornecedores, as empresas conseguem estabelecer um padrão de qualidade que facilita no planejamento de metas e no entendimento das capacidades e desempenho dos fornecedores, melhorando a operação.

Relacionamentos fortalecidos

Com a gestão eficiente dos fornecedores, a empresa consegue manter uma comunicação mais assertiva, incentivando a colaboração e a lealdade, bases para uma relação benéfica no longo prazo.

Resultados efetivos

Com o relacionamento fortalecido, é possível garantir que os fornecedores irão entregar bens e serviços de melhor qualidade a preços competitivos, de forma a melhorar a satisfação dos clientes e aumentar a fidelização.

Otimize a qualificação da cadeia de fornecedores

A eficiência na qualificação da cadeia de fornecedores está intimamente relacionada à visibilidade do supply chain. Essa integração é um componente vital para o sucesso e o crescimento sustentável dos negócios. Na SVX, a complexidade e desafios relacionados à gestão e qualificação da cadeia de fornecedores é totalmente compreendido, por isso, oferecemos uma abordagem focada na inovação e na eficiência para transformar a cadeia de suprimentos para que se torne uma força que impulsione o crescimento, a competitividade e a responsabilidade corporativa das empresas.

Para isso, nossa equipe oferece estratégias personalizadas e insights úteis para capacitar a empresa a navegar em um complexo mercado global, garantindo a conformidade e a eficiência, mas também a promoção de práticas sustentáveis e éticas em todos os elos da cadeia de suprimentos. Entre em contato e conheça nossa abordagem.

+ conteúdo