Scroll Top

Como escolher o provedor de serviços em nuvem correto?

provedor de serviços em nuvem

As empresas buscam incessantemente formas de reduzir custos e tornar suas operações mais eficientes e escolher o provedor de serviços em nuvem correto tem um grande peso para realizar uma migração bem-sucedida. Entretanto, com tantas opções no mercado, essa escolha pode ser um desafio. 

A nuvem transformou a maneira com que as empresas armazenam, processam e gerenciam dados e aplicativos. Hoje, ninguém mais fica preso a servidores locais ou dispositivos pessoais, já que é possível acessar recursos remotamente, diretamente no provedor de serviço. Exatamente por isso, vários fatores precisam ser avaliados antes de escolher aquele que melhor atende às necessidades da organização. 

Desde os recursos oferecidos e escalabilidade até confiabilidade e segurança. Avaliar cuidadosamente cada fator é crítico para a empresa obter o máximo do ambiente escolhido. Encontrar o provedor de serviços em nuvem ideal é fundamental para garantir o desempenho e segurança ao mesmo tempo em que é possível reduzir custos. 

Benefícios do provedor de serviços em nuvem

A transformação digital acelerada dos últimos anos levou as empresas a buscarem apoio na nuvem para manter seus negócios ativos. A necessidade de oferecer suporte ao trabalho remoto e atender às mudanças no comportamento dos clientes, que se tornaram mais exigentes, além de garantir a confiabilidade do sistema, são apenas alguns dos motivos que impulsionaram as empresas para a nuvem. 

De acordo com o Gartner, até o final de 2023, os gastos com nuvem pública devem crescer 20,7%, em comparação com 2022, alcançando US$ 591,8 bilhões, tornando-a “a base da maioria das novas disrupções tecnológicas […] mostrando sua resiliência, escalabilidade, flexibilidade e velocidade em tempos de incertezas”. 

Redução de custos

Normalmente, os provedores de serviços em nuvem cobram conforme o uso de seus recursos. Ou seja, a empresa paga apenas pelos serviços ou banda que realmente precisa. Dessa forma é possível controlar melhor os custos e investir esse dinheiro no próprio negócio. Além disso, como as informações podem ser acessadas mais rapidamente, a migração contribui para que gastos com energia ou a necessidade de investimento em infraestrutura sejam reduzidos, melhorando a produtividade das equipes. 

Segurança

Segurança na nuvem sempre foi um fator de preocupação para a TI, mas, com o tempo, os provedores de serviços em nuvem se tornaram mais eficientes na manutenção da segurança cibernética, principalmente quando comparados a sistemas legados, implementando recursos de segurança robustos e eficazes. Como são responsáveis por manter os sistemas atualizados, incluindo atualizações de segurança, a equipe de TI da empresa pode se dedicar a outras tarefas mais importantes. 

Prevenção de perda de dados

Provedores de serviços em nuvem fornecem recursos de backup para garantir a rápida recuperação em caso de desastres, sejam eles naturais, queda de energia ou ciberataques. A maioria dos serviços oferece servidores redundantes para proteção contra interrupções e, caso algo aconteça, as informações da empresa estão armazenadas em segurança, mantendo-se totalmente acessíveis. 

Confiabilidade e mobilidade

Um dos fatores que levam as empresas a procurarem um provedor de serviços em nuvem é reduzir o tempo de inatividade ao máximo e permitir que seus funcionários tenham acesso a dados e aplicativos de qualquer lugar, 24 horas por dia, sete dias por semana, sendo fundamental para o trabalho remoto. 

Fatores para escolher o fornecedor ideal

Escolher o provedor de serviços em nuvem ideal é essencial para garantir a continuidade dos negócios e alguns fatores ajudam nessa tarefa. 

Oferta de serviços

Quais as necessidades da empresa? Responder a essa questão é fundamental para buscar o provedor em nuvem correto. Como cada um deles oferece os mais diversos serviços e recursos, é preciso avaliar o tipo de cargas de trabalho e aplicativos que serão executados e o nível de conhecimento técnico da organização ao escolher o provedor. 

Escalabilidade

Escalabilidade é fator essencial na hora de escolher o provedor de serviços em nuvem, pois torna o uso dos recursos mais fácil exatamente no momento que a empresa precisar. Isso é importante para enfrentar flutuações sazonais na demanda ou quando a organização começa a crescer. A solução ideal deve ser capaz de escalar os recursos rapidamente para atender essas necessidades. 

Segurança

Recursos de criptografia de dados, controles de acesso, auditorias e testes de segurança são básicos para proteger dados e aplicativos. Também, dependendo da área de atuação da empresa, é importante buscar por um provedor compatível com regulamentos e padrões específicos, como o PCI DSS. Outro ponto importante, é entender os processos para resposta a incidentes e recuperação de desastres no caso de alguma violação de segurança ou outros problemas. 

Tempo de inatividade

Contar com um provedor de serviços em nuvem que ofereça uma infraestrutura e sistemas redundantes garante que o tempo de inatividade seja o menor possível. Para isso, é necessário analisar os SLAs oferecidos, avaliar o histórico de interrupções e como o provedor lidou com essas situações. 

Suporte ao cliente

O suporte ao cliente é fundamental na hora de escolher um provedor. Canais oferecidos para o atendimento, suporte 24×7, tempo de resposta e o índice de resolução no primeiro chamado são fatores importantes para essa escolha. 

Custos

A nuvem oferece uma boa economia em relação à infraestrutura de TI tradicional, mas é preciso analisar os planos oferecidos pelo provedor, quais taxas podem ser cobradas pelo uso dos recursos, formas de pagamento etc. 

Flexibilidade

O provedor de serviços em nuvem precisa ser flexível para que a empresa possa aumentar ou reduzir o uso de recursos rapidamente, contribuindo para diminuir custos e garantindo que a organização pague apenas pelos recursos que realmente usar. Além disso, a plataforma precisa estar preparada para suportar os serviços e aplicativos utilizados pela empresa, permitindo a personalização do ambiente de forma a atender às necessidades específicas e extrair o máximo dos recursos disponíveis. 

Escolher o provedor de serviços em nuvem certo para a organização exige uma análise rigorosa das necessidades da empresa e da forma com que o provedor atende a esses requisitos. Ao analisar essas informações, é possível encontrar aquele que ofereça o melhor ambiente para hospedar seus dados e aplicativos. 

A SVX te ajuda a migrar para a nuvem e analisar os mais diversos fatores e modelos para garantir que sua empresa extraia o máximo dos recursos oferecidos pelo provedor de serviços em nuvem. Entre em contato e saiba mais. 

+ conteúdo