Scroll Top

Melhore a qualidade com o mapeamento de processos na gestão de fornecedores

Mapeamento de processos 

O mapeamento de processos na gestão de fornecedores ajuda a organização a reduzir possíveis riscos, tomar as melhores decisões e agilizar os processos de negócios, processos que são extremamente importantes para aumentar a visibilidade, eficiência e qualidade na cadeia de abastecimento. 

Esse mapeamento é focado na documentação, análise e melhoria nas atividades e processos voltados para as operações de negócios, funcionando como um diagrama que mostra todas as etapas, funções, entradas e saídas, dependências e interações entre os diferentes processos para tornar a gestão de fornecedores mais eficaz. 

Em um mundo em que as cadeias de abastecimento estão se tornando cada vez mais complexas, com fornecedores localizados em regiões diferentes e produtos enviados para diversos destinos, o mapeamento de processos se torna crítico para a sustentabilidade dos negócios, ajudando a empresa a entender de onde vem os insumos necessários para seus produtos e como diferentes processos da cadeia são executados. Isso melhora a gestão de riscos e contribui para que a organização esteja preparada para possíveis dificuldades no futuro. 

Para isso, o mapeamento de processos recolhe informações sobre os fornecedores da organização e cria um mapa abrangente sobre a rede de abastecimento. Além dos fornecedores, isso envolve os parceiros e fornecedores dos fornecedores e outros prestadores de serviços. Depois da coleta, é possível usar essas informações para detalhar a origem dos materiais e o impacto que a cadeia de suprimentos tem sobre os produtos da empresa. 

Benefícios do mapeamento de processos para a gestão de fornecedores

O processo de mapeamento de processos realiza uma diligência para rastrear cada componente ou insumo até sua origem, e isso traz diversos benefícios para a organização: 

Visibilidade da cadeia de suprimentos

Talvez o maior benefício do mapeamento de processos é a possibilidade de analisar informações completas e de forma transparente de toda cadeia de suprimentos. Isso permite entender onde os fornecedores estão localizados, compreender os riscos na cadeia de suprimentos e gerar insights para tornar a tomada de decisões mais inteligente, melhorando a qualidade das operações. 

Esse mapeamento é vital para visibilidade da cadeia de suprimentos, permitindo que regulamentos corporativos, legais e éticos sejam mais facilmente cumpridos. Além disso, o mapeamento de processos facilita na resposta a incidentes que possam causar interrupções, como picos de demanda e escassez de insumos, e torna o gerenciamento de riscos mais eficiente, identificando vulnerabilidades potenciais e solucionando-as de maneira proativa. 

Redução de riscos

A identificação de riscos, como eventos globais, problemas com fornecedores, operações entre outros, exige das empresas uma atenção maior para neutralizar possíveis incidentes. Portanto, o mapeamento de processos na cadeia de fornecimento torna a gestão de riscos mais eficiente. Dessa forma, os riscos são mais facilmente identificados, permitindo que a empresa lide com eles no momento correto e fornecendo uma vantagem competitiva. 

Maior eficiência das operações

O mapeamento de processos ajuda na análise de como as diferentes partes da cadeia de suprimentos estão conectadas. Isso permite identifica lacunas e outros problemas que podem impactar nos prazos de produção. Otimizar essas possíveis áreas problemáticas melhora a eficiência da cadeia de suprimentos como um todo. 

Por exemplo, se for detectado que um determinado fornecedor é responsável por atrasos constantes na entrega de algum insumo, a empresa pode agir rapidamente para buscar um novo parceiro ou uma maneira para agilizar as entregas. 

Fortalecer a cadeia de suprimentos

Incentivar e apoiar a comunicação entre diferentes fornecedores por toda a cadeia de suprimentos é um dos processos que o mapeamento de processos possibilita. Ao aumentar a transparência e compressão de toda a cadeia, para que cada parte interessada saiba exatamente qual seu papel, responsabilidades e expectativas que devem ser atendidas, isso permite que todos os envolvidos trabalhem integrados, o que fortalece a cadeia de suprimentos. 

Otimização de custos

Outro benefício importante do mapeamento de processos na cadeia de suprimentos é melhorar a capacidade de analisar e otimizar custos. Ao permitir uma maior visibilidade de toda a cadeia, o mapeamento permite um melhor entendimento de como a empresa está gastando, identificando áreas em que é possível economizar e determinando os maiores centros de custos. 

Dessa forma é possível reanalisar a cadeia de suprimentos, por exemplo, identificando entre fornecedores diferentes, mas que entregam o mesmo produto, qual o de melhor qualidade e preço. 

Melhorar a satisfação do cliente

O mapeamento de processos na cadeia de suprimentos também tem impacto no relacionamento com o cliente, já que possibilita que os pedidos sejam processados, atendidos e enviados para os clientes com maior agilidade. Com isso, as métricas de atendimento ao cliente, como prazos de entrega, custos para envio entre outros, são otimizadas. 

Desafios para o mapeamento de processos

Apesar dos benefícios, há alguns desafios que precisam ser analisados antes de implementar o mapeamento de processos: 

Sistemas de gestão e equipes dispersas

Devido à complexidade das cadeias de suprimentos, os silos de informações são muito comuns, com cada fornecedor armazenando seus dados em sistemas próprios e dificultando o compartilhamento de dados. O resultado é uma maior dificuldade para ter acesso a essas informações. Para superar esse problema, ferramentas de automação podem coletar informações automaticamente nos diferentes sistemas. 

Falta de dados

Ter informações atualizadas dos fornecedores é essencial para tomar decisões que beneficiem os negócios. Portanto, as organizações precisam ter acesso a dados em tempo real sobre o desempenho de cada fornecedor para tornar suas operações mais ágeis. Isso exige o investimento na digitalização de funções e registros por toda a cadeia de suprimentos, aproveitando a automação para a coleta dessas informações e fornecer acesso fácil. 

Falta de comunicação na cadeia de suprimentos

Comunicação é fundamental para garantir o mapeamento de processos eficiente por toda cadeia de suprimentos. Se um fornecedor não fornecer atualizações ou comunicar algum problema, isso pode resultar em atrasos e interrupções. Por isso, mantenha uma linha de comunicação sempre aberta com os fornecedores. 

Promovendo a melhoria contínua

Estruturar o mapeamento de processos na cadeia de suprimentos pode ser uma tarefa desafiadora, mas a SVX pode ajudar sua empresa. Nossa equipe estabelece as bases para criar melhorias incrementais contínuas e tornar o gerenciamento de fornecedores mais eficiente. Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais. 

+ conteúdo