Scroll Top

Como mapear riscos pode mostrar oportunidades financeiras

Mapear riscos

Em um cenário empresarial extremamente competitivo, mapear riscos contribui para que incertezas de mercado e transformações na dinâmica dos negócios sejam facilmente enfrentados, permitindo que a empresa navegue por águas desconhecidas com maior chance de sucesso.

Para isso, ela precisa entender a gestão de risco, não apenas como uma forma de se precaver contra possíveis incidentes, mas também como uma maneira de capacitar as equipes e encontrar novas oportunidades de crescimento. Afinal, mapear riscos é um fator determinante para tornar os negócios bem-sucedidos.

A gestão de riscos tem papel crítico para tornar uma empresa viável e contribuir para que oportunidades financeiras sejam aproveitadas. Identificando, avaliando e gerenciando riscos com maior eficácia, a empresa consegue reduzir a chance de ameaças potenciais impactarem nos fluxos de trabalho. Ao mesmo tempo, mapear riscos contribui para que oportunidades de crescimento e faturamento não sejam desperdiçadas.

Implementar uma estratégia para mapear riscos permite que a tomada de decisões se torne mais inteligente, identificando riscos potenciais e permitindo que a empresa implemente estratégias e planos de contingência para mitigar qualquer tipo de incidente. Com isso, é possível alocar recursos de tempo, dinheiro e pessoal com maior eficiência.

Qual a importância de mapear riscos?

Os riscos que a empresa está correndo podem ser divididos em três categorias: operacionais, que dizem respeito a falhas em processos, fraudes, erros humanos ou de sistemas; de imagem, que são os incidentes que podem comprometer a reputação da empresa frente ao mercado, parceiros, clientes, investidores etc.; e os legais, que exigem que a empresa esteja alinhada à legislação vigente e outras obrigações voltadas para seu segmento de atuação.

Ao mapear riscos, as empresas buscam reduzir consequências, mal-entendidos e estresse que incidentes podem causar aos negócios e funcionários. Mesmo que  não possam ser eliminados completamente, o mapeamento permite prever possíveis problemas e desenvolver as ações necessárias para evitar falhas, economizar recursos e evitar prejuízos.

Quais os passos para mapear riscos?

O mapeamento de riscos é apenas o primeiro passo de uma série de fluxos que devem ser colocados em prática para os riscos serem realmente mitigados.

A equipe da SVX listou algumas dicas que ajudam a mapear riscos com eficácia:

Entenda o contexto da atuação da empresa

Saiba como os negócios impactam na responsabilidade social da empresa, no meio político e econômico, interna e externamente.

Identifique os riscos em potencial

Com base nesse contexto, é possível reunir gestores de todas as áreas para que cada um deles contribua para identificar possíveis riscos.

Analise cada risco

É importante analisar cada um dos riscos, como eles podem ser causados, suas consequências, probabilidade de ocorrerem e quais os impactos nos negócios.

Organize os riscos

Feita a análise dos riscos, eles precisam ser avaliados e organizados em uma escala que começa com os mais críticos até os que têm impacto mínimo no dia a dia da empresa.

Crie um plano de ação

Não importa em que nível o risco estiver, é necessário criar um plano de ação para evitar sua ocorrência e, caso isso não seja possível, saber quais os passos para responder rapidamente. Acompanhe os processos do plano, avalie sua eficácia e o atualize sempre que necessário.

Utilize a tecnologia

A tecnologia é essencial para a criação de um plano para mapear riscos. Portanto, implemente uma solução de gerenciamento de riscos que automatize esse processo.

Como mapear riscos pode impulsionar os negócios

Como parte da gestão de riscos, o processo de mapear riscos, por analisar fatores internos e externos relacionados aos negócios, contribui para melhorar a vantagem competitiva da empresa, entendendo seus pontos fortes e fracos e comparando-os aos dos concorrentes. Além disso, o mapeamento tem papel importante para promover a resiliência, antecipando e ajudando a equipe de gestão de riscos a preparar a empresa para potenciais dificuldades.

Dessa forma, é possível identificar tendências, lacunas, nichos de mercado pouco explorados, entender o comportamento e necessidades dos clientes e criar produtos e serviços que atendam aos anseios desses clientes. Por exemplo, as empresas podem utilizar as informações extraídas ao mapear riscos para cumprir normas regulamentares e melhorar a experiência dos consumidores.

Além disso, mapear riscos traz diversos benefícios para a empresa:

Otimização da tomada de decisões

Mapear riscos tem um impacto significativo na tomada de decisões, pois contribui para que a estratégia de gestão de riscos seja mais estruturada e informada. Esse mapeamento também ajuda a determinar os resultados que diferentes decisões podem causar, ajudando na escolha da que melhor se adequa à situação.

Planejamento aprimorado

Tornar os riscos mais conhecidos contribui para o desenvolvimento de planos de contingência para mitigá-los, permitindo priorizar e alocar recursos com maior eficácia.

Ganho de eficiência

Ao mapear riscos, a empresa também consegue identificar oportunidades potenciais de melhorias e otimização de processos, levando a maior produtividade e rentabilidade dos negócios.

Comunicação mais eficiente

Por permitir que a empresa crie uma estrutura aprimorada para a gestão de riscos, o mapeamento também garante uma comunicação entre as partes interessadas mais eficiente, tornando mais fácil a compreensão do impacto que determinados incidentes têm na operação e melhorando a tomada de decisões.

Melhor alocação de recursos

Mapear riscos potenciais auxilia as empresas a priorizar e alocar recursos exatamente onde eles são mais necessários. Com isso, é possível minimizar o impacto que eventos podem causar, reduzir custos e garantir que projetos sejam concluídos dentro do prazo e do orçamento.

Maior transparência

Identificar e avaliar os riscos associados ao dia a dia da operação, permite que a empresa tenha uma compreensão aprimorada dos riscos e saiba como agir quando eles ocorrerem. Essa abordagem torna os processos mais transparentes e cria maior confiança entre as partes interessadas que percebem que a empresa está gerenciando seus riscos com eficácia.

Conformidade aprimorada

As empresas estão cada vez mais preocupadas em atender normas de conformidade para evitar possíveis penalidades e outras questões legais. Mapear riscos ajuda a identificar potenciais incidentes relacionados à não conformidade, ajudando na adoção de uma estratégia de gestão de riscos proativa para evitar o não cumprimento de requisitos e normas.

Conte com a SVX para tornar sua estratégia de gestão de riscos mais efetiva

Identificar riscos potenciais, avaliar a possibilidade de que ocorram e qual o impacto que eles terão nos negócios é fundamental para que sua empresa desenvolva uma estratégia eficaz para mitigar problemas, priorizar recursos e identificar oportunidades de melhorias em seus processos. Entre em contato com nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar a estruturar uma estratégia de gestão de riscos realmente eficaz.

+ conteúdo