Scroll Top

Lean Seis Sigma: conheça seu impacto na construção de uma cultura ágil na organização

O Lean Seis Sigma está se tornando um método poderoso para que as empresas possam fornecer produtos e serviços mais completos ao mesmo tempo em que se tornam mais eficientes e produtivas. É uma metodologia baseada no uso de dados para eliminar falhas e melhorar a confiabilidade dos processos de negócios. 

É exatamente sua capacidade de melhorar a eficiência de processos, identificando e eliminando atividades desnecessárias, que permite às organizações agilizarem seus fluxos de trabalho, reduzirem o desperdício e otimizarem a utilização de recursos. 

Para isso, a metodologia Lean Seis Sigma emprega diversas ferramentas e técnicas, como o Mapeamento do Fluxo de Valor e Análise de Fluxo do Processo, para identificar gargalos e possíveis áreas de melhoria. Com a otimização dos processos proporcionada, as empresas conseguem aumentar a produtividade, contar com ciclos de projeto mais rápidos e obter maior rentabilidade ao cortar custos e melhorar a satisfação do cliente. 

Benefícios do Lean Seis Sigma

A implementação do Lean Seis Sigma fornece insights para identificar problemas ocultos e descobrir as causas raízes, permitindo que a organização supere mais facilmente situações críticas. Mas há diversos outros benefícios que podem auxiliar as operações: 

Otimizar a satisfação do cliente

A satisfação do cliente é uma métrica fundamental para determinar o sucesso dos negócios, já que muitos clientes deixam de fazer negócio com uma empresa por causa de uma má experiência. E o Lean Seis Sigma contribui para reduzir o número de clientes insatisfeitos por identificar o que está causando algum problema e abordando fatores que influenciam na percepção do cliente em relação a um serviço ou produto. 

Aumentar a produtividade

Otimizar o tempo de trabalho dos funcionários é essencial para aumentar sua produtividade, mas isso pode ser extremamente complexo com a adoção de uma cultura de trabalho híbrido. O Lean Seis Sigma torna esse processo mais simples ao capacitar a equipe a medir o tempo gasto em suas atividades e identificar possíveis causas para a baixa produtividade. 

Reduzir o tempo do ciclo de vida de projetos

Muitos projetos ultrapassam o prazo de entrega devido a mudanças no escopo ou no seu gerenciamento. Com o Lean Seis Sigma, é possível criar uma equipe multidisciplinar de especialistas que tem a tarefa de identificar fatores que podem impactar no prazo de conclusão do projeto, agilizando a entrega. 

Reduzir custos operacionais

Processos ineficientes são uma fonte de custos que precisa ser contida. A metodologia Lean Seis Sigma, por meio do método DMAIC (sigla em inglês para Definir, Medir, Analisar, Implementar e Controlar) tem como objetivo melhorar esses processos, reduzir defeitos e, consequentemente, reduzir custos. 

Melhorar o gerenciamento do tempo

O Lean Seis Sigma contribui para os funcionários saibam gerenciar seu tempo de trabalho adequadamente. Os funcionários devem definir metas SMART (na sigla em inglês para metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, focadas em resultados e com prazo determinado) para que a metodologia seja aplicada em cada uma dessas metas. Essa autoavaliação permite criar um plano de ação para tornar o funcionário mais produtivo ao mesmo tempo em que o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é alcançado. 

Aumentar a satisfação e motivação dos funcionários

O Lean Seis Sigma também contribui para melhorar a satisfação e motivação dos funcionários. Ao capacitá-los com a metodologia, eles podem aprender novas ferramentas e técnicas para otimizar seu desempenho profissional e criar um ambiente de trabalho que contribua para sua motivação e produtividade. 

Ajudar no planejamento estratégico

O Lean Seis Sigma também ajuda no planejamento estratégico. Após a condução e análise SWOT, a metodologia pode ser utilizada para que a organização foque nas áreas e processos que precisam ser melhorados. 

Otimizando as práticas ágeis com o Lean Seis Sigma

Melhorar o desempenho organizacional é essencial para a organização se destacar em um cenário econômico extremamente competitivo, e a integração das práticas ágeis com a metodologia Lean Seis Sigma pode ser fundamental para maximizar a eficiência das empresas. 

Enquanto o método Ágil busca otimizar o gerenciamento de projetos, o Lean Seis Sigma, como citado acima, foca em melhorar processos, eliminar falhas e melhorar a confiabilidade dos produtos e serviços oferecidos. 

No método Ágil, como as equipes se concentram em melhorias rápidas e de curto prazo, nem sempre existe uma quantificação precisa do valor do projeto, representando um alinhamento inconsistente com as necessidades de processos prioritários devido à falta de uma abordagem estratégica de melhoria de processos ou resolução de problemas. Por outro lado, com o Lean Seis Sigma, pode não haver uma entrega clara e consistente do valor do projeto devido a uma análise de escopo limitado. 

Com isso, apesar de poderem ser implementados de forma independente, a integração permite tornar os fluxos de trabalho e colaboração entre equipes mais eficientes, permitindo melhorar o desempenho, qualidade e a velocidade para lançar novos produtos. Ao integrar os dois métodos se torna mais fácil identificar maneiras de otimizar processos para tornar os projetos mais eficientes, já que é possível identificar se eles estão sendo executados da maneira ideal. 

Relatório da consultoria CC Pace destaca as formas pelas quais o Lean Seis Sigma pode apoiar a execução ágil de projetos: 

  • Fornecendo uma visão fundamentada e focada do projeto 
  • Por meio de casos de negócios mais fortes 
  • Mensurando o sucesso 
  • Direcionando o design de portfólio 

Para isso, as organizações devem integrar as duas metodologias gradualmente, avançando até combiná-las ao gerenciamento de projetos para otimizar os processos organizacionais e abraçar totalmente o potencial que uma estratégia voltada para melhorias contínuas e eficiência seja abraçada. 

A SVX oferece aos clientes serviços de desenho, modelagem e melhoria de processos baseados no Lean Seis Sigma para otimizar processos e promover resultados finais de forma a impulsionar a satisfação do cliente, reduzindo a variação, o desperdício e o ciclo de vida de cada projeto por meio da padronização de processos e fluxos de trabalho. 

Se sua empresa precisa padronizar suas operações, melhorar processos ou preparar os negócios para a automação, o Lean Seis Sigma é fundamental para esse trabalho. Entre em contato e conte com a consultoria de especialistas em desenho, modelagem e melhoria de processos. 

+ conteúdo