Scroll Top

Jornada para a nuvem: sua empresa está pronta?

Jornada para a Nuvem

Atualmente, a jornada para a nuvem é essencial para preparar uma empresa para o futuro, principalmente em um mundo extremamente digitalizado, com uma complexa rede de cadeias de suprimentos e clientes ultraconectados. Nesse ambiente, o que anteriormente seria apenas uma crise isolada, como a falta recente de semicondutores, hoje impacta operações de empresas em todo o mundo, exigindo a adoção de uma estratégia que aumente a resiliência e crie novas oportunidades de negócios. 

Estudo da Accenture mostra que nos últimos dois anos “mais de 86% das empresas relataram um aumento nas iniciativas de nuvem”, movendo cargas de trabalho complexas e críticas para esse ambiente para adaptar seus negócios para um ambiente conturbado e competitivo. Entretanto, embora a jornada para a nuvem ofereça diversos benefícios para as organizações, desde redução de custos, otimização de processos e escalabilidade de recursos, ela também pode se tornar uma viagem complexa se não for realizada com planejamento. 

Como iniciar uma jornada para a nuvem?

O primeiro passo para uma jornada para a nuvem bem-sucedida é não olhar apenas para os custos como métrica mais importante para a migração, mas também analisar outros fatores, como velocidade, resiliência e segurança cibernética e entender como eles influenciam no desempenho dos negócios. 

Por isso, algumas etapas críticas precisam ser seguidas para que a empresa esteja realmente preparada para iniciar sua jornada para a nuvem: 

Avalie suas necessidades

O início da jornada para a nuvem começa exatamente em entender quais as necessidades da organização. Quais dados serão migrados? Qual a frequência que serão acessados? Como eles serão usados? Qual o nível de segurança necessário para protegê-los e para garantir a conformidade? Essas questões precisam ser respondidas para garantir que a plataforma de nuvem escolhida realmente atenda aos requisitos específicos. 

Uma das formas para realizar essa avaliação com segurança, é contar com o apoio de uma consultoria especializada, como a SVX, para tomar as melhores decisões relacionadas à nuvem e personalizar a solução escolhida para atender às necessidades específicas dos negócios. 

Projete uma estratégia de nuvem

Depois de analisar as necessidades, criar uma estratégia de nuvem abrangente é o passo seguinte. Essa estratégia precisa incluir metas e objetivos, um cronograma de implantação e um plano de gerenciamento de riscos. É nessa fase, também, que a equipe de TI define como os dados serão migrados e quem ficará responsável pelo processo. 

Utilizando as melhores práticas do mercado, a SVX ajuda a organização a tornar os negócios mais escaláveis e eficientes, analisando os modelos certos para garantir que os controles de riscos estejam sempre atualizados e garantindo que todos os componentes para realizar uma jornada para a nuvem segura sejam utilizados. 

Escolha o provedor certo

Escolher o provedor correto e que atenda aos requisitos específicos dos negócios é essencial para que a jornada para a nuvem seja bem-sucedida. Para isso, é preciso pesquisar o que cada provedor oferece de serviços e recursos, comparar os valores e testar esses serviços. É importante, também, analisar o histórico do provedor, como funciona o atendimento ao cliente e o suporte. 

Entretanto, é crítico certificar-se que o provedor conte com uma infraestrutura que realmente atenda às necessidades da organização, garantindo que padrões de segurança cibernética e conformidade sejam seguidos. 

Crie um plano de migração

Escolhido o provedor ideal, chegou o momento de criar um plano de migração que detalhe todas as etapas necessárias para iniciar a jornada para a nuvem. É necessário identificar e preparar os dados que serão migrados, agendar a migração e testar o ambiente de nuvem para garantir que os recursos de segurança atendam aos requisitos da organização. 

É importante que todos os funcionários estejam preparados para a migração e entendam suas funções e responsabilidades para o processo ser o mais suave possível e com riscos reduzidos. Por exemplo, enquanto a área de TI se preocupa com a parte técnica da migração, a equipe de negócios pode atuar em conjunto para garantir que requisitos de segurança e conformidade sejam seguidos. 

Treine a equipe

De nada adianta migrar para a nuvem se os usuários não souberem como lidar com os recursos e aplicativos disponíveis. Por isso, é essencial implementar um programa de treinamento para o uso das ferramentas e tecnologias disponíveis. Normalmente, os provedores auxiliam nesse processo, mas buscar tutoriais, workshops e outros recursos online pode ser muito útil para preparar a equipe para tirar o máximo dos recursos disponíveis. 

Além disso, é importante certificar-se que todos estejam preparados para lidar com os desafios da jornada para a nuvem, principalmente em relação à segurança de dados, portanto, contar com especialistas externos pode contribuir nesse processo. 

Crie uma estrutura de governança

Iniciada a jornada para a nuvem, ela precisa operar sob uma estrutura de governança bem definida, com diretrizes, procedimentos, funções e responsabilidades relacionadas aos processos de migração. O objetivo é que todos os envolvidos entendam perfeitamente suas funções e que os processos de gerenciamento da infraestrutura de nuvem sejam implementados corretamente. 

Algumas dessas estruturas envolvem controles de acesso para garantir que apenas usuários autorizados acessem dados e recursos específicos; gestão de dados para descrever regras e diretrizes para o gerenciamento das informações na nuvem, como chaves de criptografia, processos de backup entre outros; e padrões de segurança e conformidade para garantir a proteção contra ameaças cibernéticas e outras atividades maliciosas, além de evitar que a organização seja punida por infringir alguma norma. 

Teste constantemente

Antes de iniciar a jornada para a nuvem, teste completamente a infraestrutura para evitar problemas. Assim é possível garantir uma migração bem-sucedida e reduzir riscos de interrupção dos serviços. É preciso estar atento a fatores de desempenho, segurança, conformidade e facilidade de uso. 

Iniciar a jornada para a nuvem é essencial para os negócios

A jornada para a nuvem desempenha um papel crítico para os negócios, pois permite que as organizações acessem novas tecnologias e dimensionem o uso de recursos mais facilmente. Entretanto, para a migração ser bem-sucedida, é preciso realizar um bom planejamento que vai desde escolher o provedor ideal e treinar a equipe até criar a estrutura de governança e segurança que reduza riscos cibernéticos ou problemas de desempenho. Conte com a ajuda da SVX para tornar essa jornada mais rápida e ágil. Entre em contato e saiba mais. 

+ conteúdo