Scroll Top

Como a gestão de recursos eficiente pode gerar mais retorno financeiro

Gestão de Recursos

Reduzir custos e alavancar as margens de lucro. Uma gestão de recursos eficiente é fundamental para agregar valor e garantir o sucesso dos negócios. E isso fica cada vez mais claro em uma era de desafios econômicos e um mercado em constante evolução e extremamente competitivo. Saber gerir e alocar recursos com eficácia aumenta a eficiência, melhora a qualidade de produtos e serviços, contribui para que a empresa se torne mais ágil e responda mais rapidamente a possíveis mudanças no comportamento do cliente e, consequentemente, se torne mais competitiva.

O uso dos recursos pode representar a maior despesa de uma empresa, principalmente se gerenciados incorretamente, mas eles também podem ser um grande gerador de receita se forem abordados de forma inteligente, o que significa buscar um equilíbrio entre os custos envolvidos e a melhor utilização dos recursos pela equipe.

Porque a gestão de recursos é importante

A gestão de recursos eficiente é crítica para empresas que buscam economizar (ou seja, todas), permitindo o melhor gerenciamento de materiais, mão de obra, ativos de TI e aplicativos, possibilitando a redução de desperdícios. Também ajuda a empresa a alocar os recursos adequadamente e, com isso, melhorar seus produtos e serviços e, assim, se tornar mais competitiva.

Não importa o porte da empresa, se tem apenas um funcionário ou milhares, a gestão de recursos garante que nenhum recurso seja utilizado da forma errada e, ao mesmo tempo, maximiza processos e a operação em sua totalidade. O Relatório Professional Services Maturity Benchmark mostra que quanto maior a empresa e mais ela se concentra em gerenciar seus recursos de maneira eficaz, seus funcionários aproveitam melhor o tempo em tarefas que realmente agreguem valor aos negócios.

O conceito por trás da gestão de recursos eficiente

A gestão de recursos é baseada em planejamento, programação e alocação correta dos recursos para impulsionar o crescimento da organização. Para a TI, isso significa evitar gastos excessivos e custos inesperados com o uso dos recursos, reduz atrasos em projetos e as oportunidades perdidas por restrição de recursos.

Ou seja, a gestão de recursos tem uma correlação direta com a economia de custos, já que evita desperdícios e busca melhorar a lucratividade quando bem alocados e utilizados. Caso contrário, o resultado será um aumento das despesas.

Por exemplo, organizações que mantém equipamentos legados e desatualizados. Esses equipamentos podem não oferecer os recursos necessários para manter a agilidade dos negócios e ainda consumir muita energia. Ao modernizar a infraestrutura, a empresa consegue reduzir custos e, ao mesmo tempo, otimizar seus processos. Da mesma forma, não dimensionar corretamente o número de funcionários ou os recursos atribuídos a um determinado projeto também causam custos que poderiam ter sido evitados.

A maximização do lucro causado pela gestão de recursos ocorre no momento em que toda a empresa opera com o máximo de eficiência, com custos reduzidos e com o aumento da produtividade, sem que os recursos sejam extrapolados.

Desafios da gestão de recursos

Apesar dos benefícios de implementar uma gestão de recursos eficientes na empresa, ela também enfrenta diversos desafios que precisam ser analisados para que sua implementação seja bem-sucedida:

Sistemas obsoletos

Uma gestão de recursos eficiente pode depender da tecnologia em uso pela empresa. Sistemas legados e obsoletos tornam esse processo mais complicado devido à falta de dados sobre sua utilização. Além disso, muitas vezes, existe uma falta de mão de obra qualificada para lidar com esses sistemas, tornando seu monitoramento ainda mais complexo.

Complexidade no ambiente operacional

Mercados complexos, com regulamentações em constante mudança ou tecnologias emergentes pode tornar a gestão de recursos muito complexa e desafiadora, exigindo da empresa uma estratégia flexível para lidar com possíveis problemas. A complexidade no ambiente operacional também pode tornar a previsão das necessidades futuras por recursos mais difícil de prever, levando a situações de subutilização ou super-utilização desses recursos.

Custos crescentes

Os custos associados à aquisição de recursos, como contratação de pessoal e tecnologia aumentam com o passar do tempo devido a diversos fatores, como escassez de profissionais ou aumento da demanda por determinado recurso.

Pressões de mercado

A gestão de recursos também é impactada por pressões internas e externas. Objetivos conflitantes entre setores, falta de alinhamento estratégico, mudanças nas preferências dos clientes e até crises econômicas podem influenciar na utilização de recursos pela organização.

Elementos-chave para uma gestão de recursos eficiente

Para lidar com esses desafios, as empresas devem adotar uma abordagem flexível e inovadora, investir em tecnologias e talentos e procurar manter o foco na busca pela eficiência, flexibilidade e adaptabilidade. Há algumas maneiras que a gestão de recursos pode tornar esse processo mais fácil:

Adesão da liderança

Garantir o apoio das lideranças da empresa é fundamental para a implementação de qualquer estratégia. Para isso, é necessário ser capaz de “vender” a proposta de valor que a gestão de recursos proporciona para os negócios e como ela pode impactar positivamente nos objetivos da empresa.

Definição de prioridades

A definição de prioridades faz parte do cerne da gestão de recursos. Por isso, é preciso ter uma noção clara de quais projetos são mais importantes, quais seus prazos, quais recursos são necessários entre outros. Além disso, é necessário estar preparado para lidar com mudanças nos rumos dos negócios e se adaptar rapidamente.

Transparência

É crítico deixar claro para toda a empresa que os recursos são limitados e que por isso algumas decisões devem ser tomadas para regular sua utilização. A transparência, então, é essencial para criar confiança entre usuários e a equipe de TI, principalmente para que informações sobre a alocação de recursos seja compartilhada. O sucesso da gestão de recursos está em entender o fluxo de trabalho e seus processos.

Uso da tecnologia

Ferramentas para a gestão de recursos oferecem uma maior visibilidade sobre os recursos disponíveis e reduzem suposições, tornando o gerenciamento mais fácil e assertivo da carga de trabalho dos projetos e como os recursos estão sendo alocados e utilizados. Um bom sistema de gestão de recursos é aquele que permite o monitoramento da utilização dos recursos e consegue prever sua utilização e se adaptar rapidamente.

Como a SVX pode ajudar

A SVX entende a complexidade dos diversos setores da organização e sabe que a estratégia de TI e a segurança de dados exigem recursos contínuos e esforços dedicados para garantir o bom andamento dos negócios. Por isso, a solução de governança de tecnologia da SVX oferece suporte a uma abordagem holística para lidar com questões críticas de TI, segurança e compliance da empresa. Entre em contato e fale com nossos especialistas para conhecer um pouco mais das nossas soluções.

+ conteúdo