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Gestão de processos: encontre o parceiro ideal

Gestão de processos 

Escolher o parceiro correto para a gestão de processos é essencial para garantir a eficiência necessárias para lidar com um mundo dos negócios em constante evolução. Desde simplificar operações até reduzir custos por meio da automação, a gestão de processos deve ser entendida como uma estratégia voltada para preparar a organização para o futuro. 

Trabalhar com uma consultoria de gestão de processos envolve uma parceria com um especialista em Business Process Management (BPM) que irá analisar os processos existentes na empresa, identificar ineficiências e recomendar a implementação de melhorias para tornar as operações mais ágeis. 

Esse processo é vital para otimizar processos, melhorar a eficiência dos sistemas e impulsionar o desempenho operacional da organização. Para isso, o parceiro irá mapear processos e fluxos de trabalho, documentá-los e buscar uma abordagem que otimize o desempenho. Dessa forma, o mapeamento permite uma avaliação completa das operações e áreas que precisam de atenção. Durante esse processo, um plano de ação é desenvolvido com a descrição de todas as etapas que devem ser seguidas. Isso pode envolver o redesenho de fluxos de trabalho, automatização de tarefas, integração de sistemas ou a implementação de novas tecnologias. 

Nesse período, o provedor irá fornecer orientação e suporte para garantir o sucesso das medidas propostas, além de oferecer treinamento aos colaboradores, monitorar as soluções implementadas e realizar ajustes necessários. 

O que buscar em um parceiro de gestão de processos?

Contar com um parceiro qualificado e especializado na gestão de processos, que possua habilidades únicas para implementar as melhorias e transformações necessárias e tornar os processos da organização mais eficientes não é uma tarefa simples. Há um número gigantesco de consultorias fornecendo o serviço, mas há alguns fatores que devem ser analisados antes de assinar o contrato: 

Certificação em gestão de processos

Apresentar uma certificação demonstra que a empresa busca oferecer os melhores serviços no mercado e está cercada por profissionais experientes e qualificados, que passaram por treinamento e compreendem a fundo os princípios que regem o BPM, além de utilizar as melhores práticas do setor para entregar os resultados desejados pela organização. 

Algumas das certificações incluem: 

  • Notação de modelagem de processos de negócios (BPMN) 
  • Automação de fluxo de trabalho 
  • Automação de CRM 
  • Análise e simulação de processos 
  • Gerenciamento de projetos 

Experiência

Uma consultoria de gestão de processos precisa deixar clara a experiência de seus profissionais no desenvolvimento de projetos. Ao trabalhar em diversos projetos de diferentes setores e empresas, insights podem ser fornecidos para lidar com desafios comuns para a maioria das organizações, permitindo soluções práticas para a implementação de novas estratégias. Da mesma forma, ao entender os requisitos de cada empresa, o consultor usa seu conhecimento para aprimorar e alcançar os resultados esperados mais rapidamente. 

Conhecimento

É essencial para uma consultoria de gestão de processos garantir que seus funcionários se mantenham atualizados com tendências, tecnologias e avanços do BPM. Só assim eles terão o conhecimento necessário para analisar processos, implementar técnicas de melhoria e ferramentas de automação e gestão de processos. 

Comunicação

Uma boa estratégia de comunicação é crucial para a melhoria de processos, afinal, é necessário interagir com diversas pessoas da empresa, de todos os cargos, para capturar informações, apresentar descobertas, abordar problemas e compartilhar dados relacionados às melhorias implementadas. Por isso, o profissional envolvido precisa ter fortes habilidades de comunicação para entender processos complexos e explicar conceitos técnicos de forma clara. Esse trabalho envolve normalmente a realização de workshops, treinamento e suporte durante todo o projeto. 

Liderança

Profissionais especializados na gestão de processos precisam demonstrar uma liderança forte, que facilite a adoção das alterações sugeridas. Essas habilidades envolvem a capacidade de inspirar e motivar equipes, reduzir o atrito no gerenciamento de mudanças e orientar a organização a adotar as iniciativas de melhorias nos processos. Além disso, é preciso ter habilidades para a resolução de problemas, tomada de decisão e gerenciamento de cronogramas e recursos. 

Compatibilidade cultural

Empresas contam normalmente com culturas organizacionais diferentes, e esse é um fator muitas vezes ignorado na hora de contratar um parceiro de gestão de processos. Se essa cultura não estiver alinhada à do contratante, isso pode gerar atritos na colaboração, implementação e obtenção dos resultados desejados. 

Quando buscar um parceiro de gestão de processos

Metas não alcançadas, funcionários com dificuldades ou ineficazes, não conformidade com os processos da empresa, dificuldades para atender à demanda de clientes, aumentar a receita ou escalar. Esses são alguns indicativos de que a organização precisa de apoio especializado para transformar seus processos. 

Dessa forma, ela terá acesso a uma nova perspectiva para os objetivos de negócios, identificando desperdícios, recursos e oportunidades de melhoria que podem ter passado despercebidas. Essa nova visão sobre os processos garante um aumento na eficiência, redução de custos e otimização da satisfação do cliente. 

Além disso, como os profissionais da área buscam se manter atualizados, eles auxiliam na adoção de soluções tecnológicas corretas e que se alinham à estratégia de negócios. Sem esquecer que o consultor tem o conhecimento e a experiência para otimizar os fluxos de trabalho atuais, recomendando técnicas de reengenharia de processos para torná-los mais eficientes e sem desperdício de tempo ou recursos. 

Como a SVX pode te ajudar?

A modelagem de processos é uma ferramenta que ajuda a organização a estabelecer as bases para realizar uma mudança cultural. O foco é aumentar a produtividade, eficiência e escalabilidade por meio de uma mentalidade de melhoria contínua. O foco da modelagem de processos é implementar melhorias incrementais contínuas e espalhar essa abordagem para todos os funcionários. 

Entre os benefícios da modelagem de processos SVX é possível destacar: 

  • Aumento da produtividade e agilidade 
  • Redução de custos 
  • Eliminação de gargalos e pontos de fricção 
  • Redução de retrabalho 
  • Eliminação de resíduos 
  • Otimização do tempo gasto em tarefas 
  • Maior transparência e compreensão dos processos 
  • Comunicação aprimorada 
  • Preparação para a automação de processos 

Nossa equipe utiliza a metodologia Lean Six Sigma, estratégia de melhoria de processos que combina a remoção de defeitos do Six Sigma com a velocidade e eficiência dos processos Lean para valorizar a prevenção de defeitos sobre a detecção, além de promover resultados finais e impulsionar a satisfação do cliente ao reduzir a variação, o desperdício e o ciclo de vida do processo. Entre em contato e conheça nosso serviço de modelagem e melhoria de processos. 

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