Scroll Top

Conheça os principais desafios na gestão da qualidade do fornecedor

Gestão da qualidade do fornecedor

A gestão da qualidade controla os processos utilizados pela organização para garantir que seus produtos e serviços atendam a determinados padrões. Quando é aplicada aos fornecedores, ela mensura a capacidade de um fornecedor entregar os insumos necessários e de qualidade para atender às necessidades do cliente.

Bons processos na gestão de qualidade do fornecedor (SQM) garantem que a organização está agregando valor ao ciclo de vida dos clientes e superando suas expectativas. Ou seja, ela é essencial para reduzir ineficiências na cadeia de abastecimento e o retrabalho. Isso exige monitorar o fornecedor constantemente, avaliando a qualidade dos produtos, seus custos, se estão em conformidade entre outros fatores.

A gestão da qualidade do fornecedor

Para realizar uma gestão da qualidade do fornecedor realmente eficaz, as empresas precisam dominar esse processo e alcançar algumas metas. A primeira é criar um relacionamento positivo com os fornecedores, em seguida, desenvolver processos adequados para mensurar a qualidade, utilizando métricas fáceis de rastrear.

Na sequência, com as métricas e procedimentos definidos, é necessário analisar seus dados para obter insights sobre cada fornecedor e entender se eles estão atendendo as necessidades da empresa, seus avaliar seus custos e riscos.

O relacionamento com o fornecedor é um fator-chave para a gestão de qualidade, pois é necessário criar uma parceria de confiança, trocar conhecimentos e recursos, para superar as dificuldades de uma cadeia de suprimentos cada vez mais complexa.

Desafios da gestão da qualidade do fornecedor

Uma boa gestão da qualidade do fornecedor vai além de “simplesmente” garantir a qualidade do produto final, ela pode impactar na percepção, no valor, na lucratividade e no sucesso da marca. Mas alguns desafios precisam ser superados:

Cadeias de abastecimento mais complexas

Com as cadeias de abastecimento crescendo, é muito mais fácil encontrar problemas com a qualidade, segurança e conformidade. Mas a gestão da qualidade do fornecedor eficaz reduz esses riscos e fornece uma visão mais completa sobre toda a cadeia. Isso permite que riscos sejam identificados antes que se tornem um problema real. Isso é possível porque a gestão da qualidade do fornecedor transforma os processos de pré-qualificação de fornecedores, auditorias, gestão de fornecedores e análise de dados.

Manutenção da conformidade

Qualquer empresa pode lidar com um grande número de fornecedores, tornando a conformidade mais complicada. A gestão da qualidade do fornecedor monitora constantemente a cadeia de suprimentos em busca de possíveis vulnerabilidades, permitindo que a empresa atue de forma proativa para manter a conformidade.

Segurança da cadeia de abastecimento

Segurança normalmente está na lista de prioridades de todas as empresas, mas e em relação aos fornecedores? A gestão da qualidade do fornecedor mensura padrões de saúde e segurança de todos os fornecedores e em todas as etapas da cadeia de abastecimento, desde a pré-qualificação, gestão de documentos até a qualificação. Manter a cadeia de abastecimento segura garante a entrega de produtos de qualidade e dentro do prazo.

Reputação da marca

Lidar com recalls e ações judiciais devido a problemas com fornecedores é um fator que pode impactar na reputação da marca. Como todo a cadeia de abastecimento é constantemente monitorada, riscos com a qualidade dos insumos é mitigado, fazendo com que o gerenciamento de qualidade do fornecedor consiga construir uma relação de confiança entre a empresa, seus fornecedores e os clientes.

Satisfação dos clientes

Os clientes são os que melhor conhecem a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela empresa, por isso, sua satisfação está totalmente conectada à qualidade dos produtos oferecidos, o que também depende dos insumos entregues pelos fornecedores. Ouça o que ele tem a falar e integre essas informações à estratégia de gestão da qualidade do fornecedor.

Má comunicação e coordenação

Outro desafio comum enfrentado pelo gerenciamento de qualidade do fornecedor é a má comunicação e coordenação entre as partes. Isso se mostra ainda mais complexo se não houver linhas de comunicação eficazes ou se as equipes não conseguirem se comunicar com clareza. Para superar esse problema, é necessário criar canais de comunicação que permitam que todos compreendam exatamente o que devem fazer e mantenham todos os envolvidos informados sobre as ações.

Como mensurar a gestão da qualidade do fornecedor

Qualidade é algo muito subjetivo de mensurar e que pode ser influenciado por diversas variáveis, como condições de mercado, quantificar o que é considerado alta qualidade e saber medi-la. Para monitorar a gestão da qualidade do fornecedor, a organização precisa implementar um conjunto de métricas correta para avaliar o desempenho dos fornecedores, “transformando” a qualidade em dados quantitativos que ajudem a identificar pontos fortes e fracos. Transparência é fundamental para medir esse desempenho e manter o relacionamento saudável.

Algumas métricas que podem ser utilizadas:

  • Qualidade do produto
  • Taxa de entrega no prazo
  • Velocidade de resposta às demandas
  • Nível de estoque
  • Eficiência de custos
  • Porcentagem de produtos em conformidade
  • Sustentabilidade ambiental

Otimize a gestão de fornecedores

A eficiência na gestão da cadeia de fornecedores é um componente vital para o sucesso e a sustentabilidade dos negócios. Para isso, é necessário compreender profundamente a complexidade e os desafios desse processo. Para isso, a SVX oferece uma abordagem focada na inovação e na eficiência, transformando a cadeia de abastecimento em uma força propulsora para o crescimento, a competitividade e a responsabilidade corporativa.

Por meio de estratégias personalizadas e insights especializados, a SVX capacita sua empresa para navegar em um mercado global complexo, garantindo não apenas a conformidade e a eficiência, mas também a implementação de práticas sustentáveis e éticas por toda a cadeia.

Essa abordagem consiste:

Análise personalizada
Como cada empresa é única, por isso, realizamos uma análise detalhada da cadeia de abastecimento atual e, com isso, entender os objetivos de negócios, desafios e requisitos necessários.

Avaliação de fornecedores
A equipe da SVX avalia de forma abrangente os fornecedores atuais da organização, incluindo seu desempenho, confiabilidade, práticas de sustentabilidade e conformidade regulatória. Com isso, também asseguramos que todos estejam em conformidade e alinhados aos objetivos de responsabilidade social e ambiental da organização.

Riscos e oportunidades
Essa análise permite a identificação de riscos potenciais por toda a cadeia de abastecimento, mapeamento de oportunidades de melhoria e otimização de processos. Com base nessas informações, é possível implementar estratégias para mitigar esses riscos.

Mapeamento da cadeia de abastecimento
A SVX busca fornecer uma visão clara e abrangente de todos os fornecedores, incluindo intermediários e canais de distribuição.

Entre em contato e saiba como podemos ajudar sua empresa.

+ conteúdo