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Experiência do cliente: saiba como melhorar o branding do seu negócio

Experiência do cliente: saiba como melhorar o branding do seu negócio

Desenvolver uma estratégia de branding para os negócios é um fator crítico para o sucesso. E a experiência do cliente tem papel fundamental nessa abordagem, mas nem todas as marcas sabem como criar uma experiência excelente para fidelizar e engajar o consumidor. É exatamente essa lacuna que precisa ser eliminada para a empresa conseguir melhorar a visão que esse cliente tem da sua marca.

A experiência do cliente com uma marca depende da forma com que ele interage com os produtos, anúncios, eventos e outras interações no ponto de venda. Com isso, as empresas precisam entender como essas interações estão guiando esse cliente não apenas para os produtos, mas também para melhorar a forma com que ele enxerga a marca.

E o segredo está em compreender que a estratégia de branding precisa ser consistente. Pesquisa mostra que 70% dos profissionais de marketing consideram a consistência como um fator importante para fazer o cliente interagir com uma marca. E isso pode ocorrer por meio das interações tanto em lojas como pelo e-commerce ou site da empresa. Ou seja, cabe à organização criar elementos que entreguem sensações e percepções que ajudem a criar uma conexão mais próxima entre a marca e o consumidor e que, obviamente, gerem valor.

Como a experiência do cliente influencia a estratégia de branding

Se os consumidores se conectam a estratégias de branding consistentes, é essencial adotar medidas criativas para otimizar a experiência do cliente. Então como fazer isso?

Desenvolva uma conexão emocional

Estabelecer uma conexão emocional com os clientes é vital para criar uma experiência do cliente superior. Emoções contribuem para os consumidores buscarem produtos e serviços de uma determinada marca e têm um papel significativo para a estratégia de engajamento e fidelização. Clientes com uma conexão forte com a marca, além de voltarem a comprar da marca, também passam a recomendá-la.

Uso dos diversos canais

A experiência do cliente, como citado acima, é influenciada pela consistência. Por isso, não importando o estágio do processo de compra, os diversos canais e pontos de contato precisam oferecer experiências consistentes e únicas, garantindo um serviço confiável e inovador.

Entenda os clientes

Uma estratégia de marketing eficaz é aquela que entende quem são os clientes e suas necessidades e desejos. Tornar a estratégia personalizada e focada nessas demandas contribui para fortalecer a marca. Para isso, individualize a comunicação e procure compreender o comportamento e demandas dos clientes para entregar mais valor em cada interação.

Aproveite a tecnologia

A tecnologia voltada para a experiência do cliente não substitui a interação humana, mas ajuda a criar uma experiência completa e personalizada. Aproveite as ferramentas disponíveis para analisar o comportamento dos clientes, gerar insights sobre suas necessidades e tornar a comunicação mais assertiva, além de melhorar e complementar o atendimento prestado ao consumidor.

Colete feedbacks

É importante ouvir o que o consumidor tem a dizer, portanto, colete feedbacks para saber o que os clientes desejam, quais são seus problemas e frustrações. Realize pesquisas de satisfação por meio de ligações telefônicas, e-mails, formulários on-line e outras técnicas em tempo real. Isso permite que ajustes sejam feitos nos produtos e serviços para que atendam às necessidades dos clientes.

Personalize o atendimento

A experiência do cliente depende em parte das interações realizadas, e quanto mais personalizada essa interação for, mais satisfeito ele será. Procure conhecer as preferências de cada cliente, analise suas compras realizadas, dados demográficos, histórico de compras de clientes com o mesmo perfil e conecte a marca com experiências memoráveis.

Treine a equipe

Uma equipe bem treinada oferece a melhor experiência ao cliente. Utilize as informações coletadas de feedbacks sobre o serviço e analise os pontos fortes e os que precisam ser aprimorados. Foque o treinamento nesses pontos e planeje e monitore o desempenho da equipe de atendimento para obter a melhor identidade de marca.

Conquiste benefícios competitivos

Com clientes satisfeitos com os produtos e serviços oferecidos pela empresa, automaticamente, a receita irá crescer, mas não apenas isso. A forma com que a marca é vista também irá mudar, com os clientes se tornando defensores engajados e que continuarão comprando e divulgando para amigos.

Acompanhe constantemente o ROI

A experiência do cliente é um investimento contínuo, por isso, seu ROI precisa ser monitorado e analisado constantemente para determinar se a estratégia de branding está funcionando ou não. Existem ferramentas que tornam esse processo mais fácil, como o Net Promoter Score (NPS) que coleta informações sobre se o cliente recomendaria a marca para amigos e parentes. Mas também é possível utilizar ferramentas próprias para medir o ROI.

Implemente uma estratégia de marketing de influência

Influenciadores podem ajudar sua marca a alcançar um público ainda maior, promovendo a conscientização, estimulando a participação dos clientes e, finalmente, aumentando as vendas. Para a estratégia ser bem-sucedida, é crítico escolher um influenciador que esteja alinhado à estratégia de marca.

Foque no cliente

Para o sucesso da estratégia de marca, o cliente precisa estar no foco das ações da empresa. Portanto, selar um compromisso de experiência do cliente superior de longo prazo contribui para torná-los leais. Para isso, incentive as equipes de marketing, vendas e atendimento a desenvolverem soluções criativas para fidelizar o cliente e solidifique a posição da marca como uma das preferidas no mercado.

Transforme seus produtos e serviços com a SVX

Lançar novos serviços e produtos pode ser um grande desafio, mas com o apoio da equipe de consultores da SVX esse processo pode ficar mais simples e eficiente. Por meio do Design Thinking, a SVX busca por insights e opções para solucionar problemas.

Com isso, o design de serviço fornece uma visão holística da oferta de serviços que a empresa tem, versus a necessidade dos clientes. Com isso, a equipe da SVX auxilia empresas de todos os setores nesse processo, desde a pesquisa até o desenvolvimento de conceitos, passando pela prototipagem, teste e implementação.

Assim, é possível gerar mais valor aos clientes nos mais diferentes contextos, pontos de contato e plataformas. O design de serviços ajuda a integrar sistemas tecnológicos e humanos para fornecer uma estratégia de marca mais consistente aos clientes. Entre em contato e agende uma reunião para saber como a SVX pode ajudar sua empresa a acelerar os negócios.

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