Scroll Top

Construa uma estratégia de segurança cibernética em 9 passos

Segurança cibernética

Com o crescimento das ameaças à segurança cibernética, incidentes podem ter consequências cada vez mais graves para as organizações, que precisam desenvolver uma estratégia robusta para proteger dados confidenciais. Isso envolve avaliar vulnerabilidades, implementar controles de segurança, planejar respostas a incidentes, monitorar sistemas continuamente e treinar seus funcionários.

Uma estratégia eficiente de segurança cibernética precisa priorizar a avaliação dos riscos e alocar recursos de forma eficaz para proteger as informações da empresa. Com a implementação correta de controles de segurança, como firewalls e soluções para o controle de identidade e acesso, é possível impedir o acesso não autorizado.

Planos de resposta a incidentes descrevem com detalhes as ações que devem ser seguidas para conter o impacto de uma invasão bem-sucedida e restaurar rapidamente o sistema. O monitoramento e a adoção de um sistema de inteligência sobre ameaças podem detectar e ajudar na prevenção de ameaças emergentes. E o treinamento dos funcionários é fundamental para que todos conheçam os riscos que suas atitudes podem causar.

Como desenvolver uma estratégia de segurança cibernética

A estratégia de segurança cibernética é o plano fundamental para proteger a organização e seus ativos digitais contra ataques de phishing, ransomware, malware, golpes e fraudes cibernéticas. Mas, para garantir que as táticas e tecnologias se mantenham atualizadas, é necessário atualizar a estratégia regularmente, afinal, as ameaças estão em constante transformação, se tornando cada vez mais complexas.

Nenhuma estratégia de segurança cibernética é perfeita, mas ela é imprescindível para alcançar o melhor resultado: manter os ativos da empresa protegidos. E isso envolve uma mudança de abordagem, abandonando uma estratégia reativa e implementando uma estratégia proativa, na qual a empresa foca na prevenção de ataques e incidentes.

Para isso, é preciso seguir algumas etapas para desenvolver uma estratégia de segurança cibernética realmente eficaz:

Compreenda o cenário de ameaças cibernéticas

Aqui é preciso examinar quais os tipos de ameaças cibernéticas que a empresa está enfrentando atualmente, quais as que surgem com maior frequência e força, como ransomware, tipos de malware, phishing, ameaças internas, entre outras. Procure informações sobre empresas concorrentes que sofreram algum incidente recentemente e descubra quais os tipos.

Avalie sua postura de segurança

Realize uma avaliação completa da postura de segurança da organização. Identifique controles de segurança, vulnerabilidades e pontos fracos. Para isso, examine quais as medidas de segurança da empresa, se firewalls, antivírus e outros dispositivos de segurança estão funcionando corretamente. Também execute uma avaliação de riscos em todas as áreas para entender quais precisam de uma maior atenção. Essa avaliação e a análise do cenário de ameaças servirão como base para a construção de uma estratégia de segurança cibernética robusta.

Defina objetivos e requisitos de segurança

Analise fatores relacionados à natureza do negócio, quais as obrigações de conformidade exigidas e o valor dos ativos digitais. Os objetivos de segurança cibernética precisam estar alinhados aos objetivos dos negócios. Por isso, é necessário que os objetivos de segurança sejam alcançáveis, relevantes, com prazo determinado e mensuráveis para definir metas claras e acompanhar o progresso da estratégia de segurança cibernética.

Crie um plano de gerenciamento de riscos

A estrutura deve incluir processos de identificação, análise, avaliação e tratamento de riscos e como cada processo deve ser realizado para evitar e mitigar possíveis incidentes. O plano precisa ser revisto e atualizado regularmente para se adaptar às ameaças e tecnologias que surgem constantemente e serve como base para criar protocolos para mitigar riscos e responder rapidamente a incidentes. O plano também precisa ser comunicado para todos na organização.

Desenvolva políticas e procedimentos

Políticas e procedimentos de segurança cibernética precisam ser criados e devem abranger recursos de controle de acesso, classificação de dados, resposta a incidentes, treinamento e gerenciamento de fornecedores. É preciso definir procedimentos claros para a manipulação de dados, gestão de senhas e uso dos recursos de TI. Essas políticas e procedimentos também precisam estar alinhadas as melhores práticas e regulamentos de conformidade, e devem ser revisadas a atualizadas regularmente para enfrentar novas ameaças e possíveis mudanças em normas e regulamentações.

Implemente controles de segurança

Com base nos riscos e requisitos analisados anteriormente, é possível implementar os controles de segurança corretos. Firewalls, sistemas de detecção de intrusão, recursos de criptografia, controles de acesso e softwares de monitoramento são alguns dos controles essenciais para a estratégia de segurança cibernética. Testar e avaliar regularmente a eficácia e funcionamento dos controles garante que eles atuem adequadamente para proteger os ativos digitais da empresa.

Forneça treinamento sobre segurança cibernética

Para o sucesso da estratégia de segurança cibernética, é necessário promover uma cultura de conscientização sobre segurança, incentivando que atividades suspeitas ou possíveis incidentes sejam relatados imediatamente. Por isso, é importante fornecer os recursos e as orientações sobre como se portar no mundo digital, por exemplo, reconhecendo e-mails de phishing e incentivando a criação de senhas fortes, bem como sobre as melhores práticas de proteção de dados. Mantenha a equipe atualizada e incentive sua participação.

Monitore e melhore continuamente

A resposta a incidentes é crítica para identificar e responder rapidamente a qualquer incidente de segurança cibernética. Por isso, monitore todos os sistemas, as redes e os dados para identificar sinais de acesso não autorizado ou atividades suspeitas. Analise cuidadosamente os eventos de segurança, conduzindo uma análise pós-incidentes para aprender como o ataque ocorreu e aprimorar as técnicas de defesa. Utilize essas informações para identificar áreas em que a estratégia de segurança cibernética precise de ajustes e mantenha-se atualizado sobre novas ameaças e tecnologias.

Trabalhe com profissionais de segurança cibernética

Por fim, considere trabalhar com profissionais de segurança cibernética ou prestadores de serviços gerenciados para garantir a implementação e gerenciamento adequado de controles de segurança. Participe de comunidades e fóruns que compartilhem informações voltadas para a proteção de dados e utilize essa experiência para otimizar a estratégia de segurança cibernética da empresa.

A SVX ajuda na estruturação de uma estratégia de governança em segurança cibernética associada à vulnerabilidade e aos riscos que sua empresa está correndo. Uma das competências da nossa equipe de especialistas é ajudar a organização a desenvolver um plano alinhado com sua estratégia de negócios, processos e postura de segurança atual. Dessa forma, é possível monitorar e mensurar a eficácia da estratégia ao longo de seu ciclo de vida, mantendo as partes interessadas informadas sobre a melhoria contínua da maturidade em segurança da empresa. Entre em contato e saiba mais.

+ conteúdo