Scroll Top

Gestão de fornecedores: conquiste maior sustentabilidade e eficiência

Gestão de fornecedores

A realidade dos negócios atualmente exige que as empresas implementem uma gestão de fornecedores eficaz para os negócios prosperarem e se destacarem frente aos concorrentes. Um componente-chave para isso é construir relacionamentos fortes e colaborativos com os fornecedores.

Com isso, a empresa consegue tornar suas operações mais ágeis, reduzir custos e riscos e melhorar a eficiência geral por toda a cadeia de suprimentos. Mas esse relacionamento também precisa atender a uma preocupação crescente dos clientes, investidores e parceiros de negócios: a sustentabilidade. Organizações que implementam práticas sustentáveis, além de reduzir sua pegada ambiental, conquistam uma vantagem competitiva significativa.

Mas, para que essa abordagem renda os frutos esperados, é necessário encontrar um equilíbrio entre sustentabilidade, eficiência e rentabilidade, o que pode representar um grande desafio para a gestão de fornecedores.

Desafios para a implementação de uma estratégia sustentável

De acordo com a McKinsey, a maior parte do impacto da sustentabilidade nas empresas vem de seus fornecedores. Além disso, dados da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos mostram que mais de 90% das emissões médias de gases de efeito estufa de uma organização provêm de sua cadeia de suprimentos. E os motivos para isso são vários:

Recursos limitados

A implementação de práticas sustentáveis na cadeia de suprimentos pode exigir investimentos que muitas empresas não estão preparadas para assumir, principalmente as de pequeno e médio portes. Muitas iniciativas sustentáveis exigem um aporte financeiro significativo, impactando na rentabilidade das empresas no curto prazo.

Outras prioridades

Não é difícil encontrar estratégias de negócios que priorizem a rentabilidade e coloquem a sustentabilidade em segundo plano. Muitas empresas enfrentam uma grande pressão para maximizar os lucros e mudar essa visão pode não ser um processo fácil.

Complexidade da cadeia de suprimentos

Em cadeias de suprimento muito complexas, implementar práticas sustentáveis pode ser complicado, principalmente para identificar riscos devido à falta de visibilidade.

Requisitos regulamentares

Muitas empresas alegam que as regulamentações ambientais e sociais aumentam custos e impactam na rentabilidade da organização. Além disso, em cadeias de suprimentos que envolvem fornecedores de outros países, atender a diferentes regulamentações torna esse processo ainda mais difícil.

Como a gestão de fornecedores torna esse processo mais eficiente?

Tornar a gestão de fornecedores mais eficiente não apenas contribui para melhorar a rentabilidade da empresa, mas também ajuda na implementação de uma estratégia de sustentabilidade bem-sucedida por toda a cadeia de suprimentos. Entretanto, a equipe de gestão de fornecedores precisa saber como alinhar as prioridades dos negócios com as prerrogativas de sustentabilidade.  Algumas táticas contribuem para tornar o processo mais efetivo:

Colaboração com fornecedores

Cultivar um bom relacionamento com os fornecedores é um dos papéis principais da gestão de fornecedores e isso contribui para tornar a cadeia de suprimentos mais sustentável. Para incentivá-los a adotar uma nova visão para os negócios, a empresa pode desenvolver um código de conduta sustentável, realizar auditorias e trabalhar de forma integrada com os fornecedores para melhorarem seu desempenho.

Design de produto

O design de produto pode ajudar a empresa a reduzir sua pegada ambiental e melhorar a sustentabilidade. Esses produtos podem ser criados para que sejam reciclados com embalagens que utilizem materiais ecológicos e possam ser reduzidas. Cabe à gestão de fornecedores identificar parceiros que tornem esse processo possível.

Eficiência de recursos

Implementar práticas de eficiência energética, como utilizar fontes renováveis, e otimizar o consumo de recursos por toda a cadeia de suprimentos contribui significativamente para reduzir custos e o impacto ambiental.

Logística verde

Algumas estratégias adotadas pelas empresas, como a logística verde, contribuem para reduzir os resíduos e as emissões na cadeia de suprimentos. Essas estratégias incluem reduzir desperdícios de embalagens, otimizar rotas de transporte e utilizar veículos menos poluentes, como os movidos à eletricidade.

Benefícios da cadeia de suprimentos sustentável

Mas o primeiro passo para tornar isso uma realidade, é demonstrar os benefícios que a sustentabilidade pode trazer para a empresa e seus fornecedores. Esses benefícios incluem: redução de custos, continuidade do fornecimento, crescimento potencial das receitas e melhor reputação perante os clientes, parceiros e funcionários:

Maior eficiência

Adotar uma estratégia sustentável na cadeia de suprimentos exige da gestão de fornecedores uma maior eficiência para encontrar os fornecedores corretos e impactar o menos possível nos custos da empresa. Encontrando esse equilíbrio, é possível reduzir o impacto das operações, aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos produtos.

Riscos reduzidos

Ao melhorar a eficiência de seus processos para buscar parceiros mais sustentáveis, a gestão de fornecedores também consegue reduzir riscos operacionais ao mitigar o impacto de questões sociais e ambientais na cadeia de fornecedores. Com o mapeamento da cadeia, a organização deixa de depender de um único fornecedor, evitando que incidentes ambientais ou sociais levem a uma interrupção.

Redução de custos

Se em um primeiro momento, implementar práticas sustentáveis pode representar um aumento de custos, na verdade, ao otimizar a alocação de recursos, reduzir desperdícios e melhorar a eficiência energética, a gestão de custos se torna mais eficiente.

Reputação aprimorada

Implementar práticas sustentáveis contribui para melhorar a reputação da empresa e o valor da marca. Isso leva a uma maior fidelidade dos clientes e relações mais transparentes com as partes interessadas. Além disso, a sustentabilidade pode atrair investidores e talentos que buscam por empresas social e ambientalmente responsáveis.

Contribuição para os ODS

A gestão de fornecedores tem impacto direto para a empresa alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Isso inclui adotar fontes de energia limpa e acessível, manter o consumo de recursos e produção responsáveis, oferecer postos de trabalho dignos e contribuir para o crescimento econômico da comunidade.

Por que implementar práticas sustentáveis pela cadeia de suprimentos

Equilibrar uma estratégia de negócios sustentável com a rentabilidade da organização é uma tarefa complexa, mas crucial para as empresas. Com uma gestão de fornecedores eficiente, os desafios enfrentados pelas empresas podem se tornar oportunidades de negócios que levam à redução de custos, maior eficiência, e produtividade.

Ao adotar práticas sustentáveis na cadeia de suprimentos, a organização também consegue fidelizar clientes, aumentando sua satisfação e, exatamente por isso, melhorar sua rentabilidade a longo prazo. Para tornar esse processo mais eficiente, conheça a solução de avaliação e gestão da cadeia de fornecedores da SVX. Fale com nossos especialistas.

+ conteúdo