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Entenda como a união do Design Thinking e do Design Sprint pode fazer a diferença nos negócios

Design Thinking e do Design Sprint

O Design Thinking e o Design Sprint são ferramentas voltadas para a criação de produtos digitais, mas com propósitos diferentes. Exatamente por esse motivo, entender a diferença entre eles é essencial para resolver problemas e buscar por soluções inovadoras de forma mais ágil.

Enquanto o Design Thinking é centrado no ser humano e visa resolver problemas complexos, devendo ser usado na fase de planejamento para construir uma base de conhecimento, o Design Sprint pode ser implementado para iterações de produtos existentes, para testar e validar o produto com os usuários. A combinação dos dois métodos permite alavancar o valor do produto em diferentes fases do seu desenvolvimento.

O que é o Design Sprint

O Design Sprint é um processo baseado no Design Thinking e na Metodologia Lean Start-Up para desenvolver produtos digitais em cinco dias. Seu objetivo é reduzir o tempo para o lançamento de novos produtos e serviços por meio do melhor entendimento sobre as necessidades do usuário final. Basicamente, o Design Sprint conta com uma sequência linear de ações estruturadas para guiar os projetistas durante o processo de escolha de um problema e busca pela solução.

Dia 1 – Durante o planejamento, a equipe escolhe um objetivo de longo prazo, mapeia a experiência do usuário e escolhe um foco para o Sprint.

Dia 2 – É reservado para pensar sobre o problema e gerar possíveis soluções por meio de um brainstorming individual, que será compartilhado com o grupo.

Dia 3 – Os participantes escolhem a ideia mais promissora e o grupo esboça um storyboard com o rascunho de um protótipo.

Dia 4 – O protótipo realista é construído com base no storyboard para simular um produto acabado e receber o feedback dos clientes.

Dia 5 – O protótipo é compartilhado com cinco clientes diferentes durante entrevistas pessoais para obter um retorno e testar novas ideias de iteração com o protótipo.

O processo pode ser repetido inúmeras vezes para iterar e tornar o produto viável. Cada iteração permite à equipe selecionar uma prioridade diferente para melhorias do produto.

Benefícios e desvantagens do Design Sprint

O maior benefício é realizar uma série de tarefas em um curto espaço de tempo para produzir melhorias incrementais ao mesmo tempo que ajuda a economizar recursos. Por ser um processo estruturado e fácil, pode ser aplicado por pessoas sem experiência em design. Além disso, é adequado para a metodologia Ágil, com foco em soluções e pode complementar o Design Thinking.

Por outro lado, o método é eficaz quando aplicado a projetos com uma base de conhecimento e escopo bem definido. Sem isso, os sprints podem perder o foco e não apresentar bons resultados. Outro ponto que precisa ser considerado é, devido à sua natureza acelerada, não permitir um maior tempo de reflexão ou envolvimento do cliente, baseando as decisões em suposições e não na experiência real do cliente e dificultando a produção de produtos inovadores.

O que é Design Thinking

O Design Thinking é um método de resolução de problemas e criação de soluções inovadoras. Tem como objetivo aprofundar a visão sobre as necessidades dos usuários e responder à essas necessidades por meio de um processo fluido e iterativo sem seguir um caminho único ou sequência de atividades. Para isso, conta com um conjunto de ferramentas e princípios que podem ser combinados durante o processo.

O Design Thinking conta com cinco fases:

Empatia — É o fator que impulsiona o processo centrado no ser humano. Aqui, o profissional busca entender o problema sob a perspectiva, necessidades, hábitos e comportamento do usuário.

Definição — O foco é determinar o problema da forma mais clara possível. Essa definição precisa ser acionável e focada nas necessidades dos usuários.

Ideias — Ideias são divulgadas, junto com possíveis soluções. O foco é gerar o maior número de ideias para “sair da caixa” e forçar que todos os participantes busquem solucionar o problema da forma mais inovadora.

Protótipo — É a fase de construção dos protótipos que representam as ideias solucionadas. Cada protótipo ajuda a saber se a ideia é ou não viável. No início, os protótipos são rudimentares para facilitar a iteração e serem descartados facilmente se forem ineficazes. Com o passar do tempo, cada protótipo vai se desenvolvendo para responder a questões mais específicas até chegar ao ponto de realmente atender às necessidades dos usuários.

Teste — É o momento de observar o usuário interagindo com o protótipo, obter feedbacks para melhorá-lo, identificar problemas e aprofundar a compreensão sobre as necessidades dos usuários.

Benefícios e desvantagens do Design Thinking

O Design Thinking é uma estrutura voltada para a inovação na resolução de problemas. Por ser um processo centrado no usuário, torna o método útil para resolver qualquer problema. O método é altamente colaborativo e visa a diversidade de pensamento em uma equipe multifuncional, levando a interpretações completas de problemas e necessidades mais complexas dos usuários.

Entretanto, apesar de focar na inovação, ele requer um conhecimento aprofundado e maior experiência no planejamento, organização e condução de atividades completas de pesquisa do usuário, além de ser um processo mais longo e exigir uma colaboração de várias pessoas e setores quanto comparado ao Design Sprint.

Como o Design Thinking e o Design Sprint ajudam nos negócios

Apesar de apresentarem processos diferentes, ambos podem ser usados para criar valor durante o desenvolvimento de produtos. Ao combinar o Design Thinking com o Design Sprint, a empresa pode encontrar, validar e construir uma base de conhecimento mais rapidamente e tornar os produtos digitais mais completos, seja melhorando os produtos já existentes ou criando novos.

Apesar de lançar novos serviços e produtos ser um grande desafio, com a adoção do Design Thinking e Design Sprint esse processo pode ser simplificado e otimizar os negócios. Mas se sua empresa não sabe por onde começar e busca maneiras de melhorar seus produtos e serviços digitais, fale com nossos especialistas e conheça nosso serviço de Design de Serviços/Thinking. Nossa equipe utiliza a metodologia para gerar insights e opções inovadoras para solucionar problemas, não importando sua complexidade.

Entre em contato com a SVX e tire suas dúvidas. Estamos à disposição para atendê-lo e otimizar seus negócios.

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