Scroll Top

Como diminuir o risco de vazamento de dados

Vazamento de dados

O vazamento de dados se tornou uma ocorrência regular, que pode acarretar um custo elevado para as organizações. Conforme o estudo The Cost of Data Breach, da IBM, o custo de um vazamento de dados no Brasil é de, em média, R$ 6,2 milhões, mas não é apenas o fator financeiro que deve ser considerado nessas horas, a reputação da marca e a perda de confiança dos clientes são tão graves quanto. 

Existem várias maneiras pelas quais dados são violados, seja de forma intencional ou acidentalmente. Hackers podem explorar vulnerabilidades em sistemas desatualizados, enviar malware por meio de phishing ou SPAM, forçar o usuário a baixar acidentalmente vírus ou malwares, adivinhar senhas fracas ou aproveitar erros dos usuários, como perder um dispositivo ou enviar um e-mail com dados confidenciais para o destinatário errado. 

Consequências de um vazamento de dados

Como citado acima, as consequências de um vazamento de dados vão além às perdas financeiras e podem envolver: 

Roubo de identidade

Hackers usam dados financeiros e pessoais de clientes para cometer os mais diferentes golpes, como realizar compras e empréstimos. Ou seja, não é apenas a organização a prejudicada, mas seus clientes que podem enfrentar dificuldades para fazer negócios, obter um novo emprego entre outras dificuldades. 

Problemas de privacidade

Dependendo do tipo de informações vazadas, a violação pode revelar informações pessoais dos usuários, como ocorreu com o vazamento de 414 mil chaves PIX por número de telefone de clientes do Banco do Estado de Sergipe (Banese) em 2021. 

Perda de produtividade

Quando uma violação de dados é identificada, a empresa precisa agir rapidamente para corrigir o problema. Isso pode impactar na disponibilidade do sistema até que a vulnerabilidade seja corrigida e o backup recuperado. Além disso, de acordo com o estudo da IBM, as empresas levam cerca de 280 dias para identificar e conter uma violação de dados. 

Perda de clientes

Um dos impactos de uma violação de dados é a perda de reputação, gerando desconfiança dos clientes e consequentemente sua migração para um concorrente. 

Perda de propriedade intelectual 

Um dos focos de ataques cibernéticos é roubar informações sobre a propriedade intelectual das organizações, acarretando dados vendidos para concorrentes e perdas financeiras. 

Vandalismo on-line

Além de roubar informações valiosas, hackers podem vandalizar as páginas da organização, exigindo recursos de tempo, dinheiro e paciência para restaurar todas as informações, sem falar nos possíveis negócios perdidos devido à indisponibilidade do sistema. 

Sequestro de dados

Grupos hackers estão de especializando em sequestrar informações, criptografando-as, e exigindo resgate para que elas sejam liberadas. 

Como evitar o risco de violação de dados

Embora qualquer organização seja uma vítima em potencial, existem medidas que podem ser adotadas para reduzir o risco de vazamento de dados: 

Desenvolva um plano de segurança de dados

O primeiro passo para reduzir riscos de violação de dados é implementar um plano robusto de segurança de dados. Para isso, realize uma avaliação de riscos para identificar possíveis vulnerabilidades e implemente as ações necessárias para minimizar problemas e monitorar a rede contra ameaças potenciais. Esse é um processo contínuo para garantir que novas vulnerabilidades sejam rapidamente corrigidas. 

Implemente senhas fortes

Senhas, normalmente, são um dos principais focos de vazamento de dados. Por isso, é essencial adotar um sistema que exija que os usuários utilizem senhas mais complexas. Além disso, é possível implementar a autenticação multifator para adicionar uma camada extra de segurança. Outro fator que impacta diretamente na segurança cibernética é proibir o compartilhamento de senhas entre funcionários, mesmo que trabalhem no mesmo setor. 

Limite o acesso aos dados

Estudos mostram que as empresas contam com milhares de arquivos abertos a todos os usuários. Portanto, limitar esse acesso é essencial para reduzir o risco de vazamento de dados. Para isso, é recomendada a adoção de um sistema de controle de acesso baseado em funções, que restringe o acesso dos usuários apenas aos dados que eles realmente precisam para trabalhar. 

Atualize o sistema regularmente

Implementar rapidamente atualizações e patches de segurança, apesar de fundamental para reduzir riscos, muitas vezes é relegado a uma função menos importante. A realidade é que esse processo não pode ser ignorado, já que essas atualizações são frequentemente implementadas para resolver alguma vulnerabilidade detectada. 

Instale firewall e antivírus

Bancos de dados podem ser facilmente comprometidos por diversas vulnerabilidades. Um firewall e antivírus robustos podem reduzir significativamente o risco de um ataque bem-sucedido. 

Criptografe dados

A criptografia é a melhor maneira de evitar que os dados roubados sejam distribuídos pela internet, pois adiciona uma camada a mais de proteção às informações da organização. Com isso, caso um ataque seja bem-sucedido, as informações são inutilizadas. 

Realize treinamento de segurança cibernética

O elo mais fraco em uma estratégia de segurança está nas pessoas. Por isso, treinar regularmente os usuários para reconhecerem ataques cibernéticos contribui para reduzir riscos e aumentar o senso de conscientização e vigilância em relação aos dados da empresa. 

Limite o acesso de terceiros

Muitos parceiros e fornecedores podem precisar acessar algumas informações da empresa. Por isso, é importante limitar esse acesso apenas aos dados realmente necessários para que eles realizem seu trabalho. Para isso, implemente controles rigorosos de identidade e acesso, monitorando e auditando o acesso realizado. 

Realize backups regularmente

Backups são uma ferramenta crítica para reduzir o impacto de um ataque cibernético bem-sucedido, reduzindo os riscos de um vazamento de dados interromper a operação. Com backups regulares, é possível recuperar as informações rapidamente no caso de algum problema, reduzindo o impacto que informações corrompidas ou perdidas podem causar. 

Crie um plano de resposta a incidentes

Toda estratégia de proteção de dados deve incluir um plano de resposta a incidentes. Essa estrutura detalha todos os protocolos, procedimentos e responsáveis por identificar, abordar e reduzir o impacto de um ataque cibernético ou vazamento de dados. O plano permite que a organização esteja preparada para responder de forma eficaz no caso de algum incidente, mitigando possíveis interrupções. 

Trabalhe com especialistas em segurança

Muitas empresas não conseguem formar uma equipe de segurança dedicada ou implementar as soluções corretas para reduzir o risco de vazamento de dados. Por isso, contar com uma equipe de segurança cibernética externa experiente pode fornecer os recursos necessários para a implementação de uma estratégia de proteção de dados eficaz. 

A SVX ajuda sua organização de desenvolver um plano de proteção de dados para reduzir riscos cibernéticos e garantir que esteja operando de acordo com a legislação pertinente, avaliando riscos potenciais e implementando corretamente uma estratégia de governança de dados na forma de políticas e procedimentos. 

Agende uma reunião com nossos especialistas e saiba como a SVX te ajuda a criar uma estratégia de segurança robusta e eficiente. 

+ conteúdo