Scroll Top

Aumentar a produtividade: Conheça os desafios da TI

Aumentar a produtividade 

A tecnologia está transformando a maneira com que as pessoas trabalham e se relacionam, contribuindo para aumentar a produtividade devido à utilização de ferramentas de automação, aplicativos de gerenciamento de tempo, controle de tarefas entre outros. Além disso, sem ela, dificilmente o trabalho remoto teria se tornado uma modalidade realmente viável, ajudando equipes e empresas a se tornarem mais eficientes e facilitando a colaboração com colegas de qualquer lugar do mundo. 

Entretanto, a área de TI pode enfrentar obstáculos na implementação de novas tecnologias voltadas para a produtividade, desde a elaboração de uma estratégia de gestão eficiente, precisar superar limitações orçamentárias e até mesmo enfrentar a resistência de funcionários às mudanças. Mas é importante entender que não basta oferecer novas tecnologias para aumentar a produtividade. Outros fatores precisam ser considerados, como o ambiente de trabalho, a satisfação dos funcionários e os processos de negócios. 

Apesar dos possíveis desafios, a tecnologia permite que as melhores ferramentas de colaboração e comunicação sejam implementadas, mas à medida que isso acontece, a TI precisa saber mensurar o impacto que essas ferramentas irão causar, já que utilizar uma ferramenta sem necessidade pode prejudicar a produtividade no lugar beneficiar o funcionário. 

Novas tecnologias contribuem para aumentar a produtividade?

Cotidianamente, as empresas implementam novas tecnologias para aumentar a produtividade ao mesmo tempo em que buscam reduzir erros, acelerar prazos e reduzir o estresse dos trabalhadores. A nuvem, por exemplo, já transformou a capacidade das organizações, permitindo o trabalho remoto e acesso a diversos recursos, mas tecnologias como a inteligência artificial ainda causarão mais impacto nos próximos anos. 

Entretanto, especialistas explicam que, atualmente, a tecnologia pode não cumprir com a promessa de aumentar a produtividade, já que, se não for bem implementada, pode acabar estressando as equipes, principalmente se não forem simples de usar ou causem distrações durante o expediente. 

Ou seja, é fundamental medir o impacto que novas tecnologias voltadas para a produtividade causam na empresa, evitando que todo o investimento realizado seja desperdiçado. 

Formas de aumentar a produtividade

Aumentar a produtividade é o foco de qualquer organização, e a tecnologia é o principal caminho utilizado para isso: 

Ferramentas de automação e economia de tempo

Uma das maneiras para aumentar a produtividade é por meio de ferramentas que otimizam o tempo e tornam o fluxo de trabalho mais eficiente. A automação permite que tarefas repetitivas e cansativas sejam retiradas das mãos dos funcionários, que podem ser liberados para trabalhos mais criativos. Da mesma forma, ferramentas de economia de tempo contribuem para que as pessoas façam seu trabalho mais rapidamente e de maneira organizada, o que melhora o envolvimento, a moral e, obviamente, a produtividade. 

Ferramentas de comunicação e colaboração

Com a maior adesão ao trabalho remoto, funcionários estão espalhados por diversos locais, tornando o uso de ferramentas de comunicação e colaboração essenciais para aumentar a produtividade. A tecnologia, então, permite que todos estejam conectados, tornando a comunicação mais efetiva, facilitando o rastreamento de projetos e tornando o gerenciamento de tarefas mais ágil e prático. Essas ferramentas também auxiliam que as lideranças monitorem o comportamento e sentimento dos funcionários, facilitando a identificação de possíveis problemas que possam impactar no dia a dia de trabalho. 

Maior acessibilidade

Acessar ferramentas e recursos na nuvem e realizar tarefas simples por meio de dispositivos móveis são fatores que melhoram a produtividade de trabalhadores híbridos ou remotos. E a nuvem é a chave para isso, entregando acesso fácil e seguro às tecnologias necessárias para que realizem seu trabalho. 

Desafios da TI para aumentar a produtividade dos funcionários

Implementar, configurar e gerenciar corretamente as diversas ferramentas voltadas para a produtividade pode ser um grande desafio para a área de TI, principalmente se essas ferramentas forem implementadas sem um bom planejamento e sem o acompanhamento de métricas que demonstrem seu impacto. 

Para isso, cabe a TI a coleta e análise dessas informações, que devem gerar insights que vão além do simples controle de tempo para saber como as pessoas estão utilizando as ferramentas e recursos disponibilizados. Além disso, é necessário ter acesso a dados históricos de produtividade para compará-los com metas tangíveis para entender como a adoção dessas tecnologias afetam a produtividade, permitindo que estratégias de treinamento e engajamento sejam implementadas. 

Apesar dessas estratégias serem basicamente uma função da área de RH, a participação ativa da TI ajuda a definir metas específicas, realizar uma abordagem para converter funcionários desinteressados ou incomodados com as mudanças e desenvolver um treinamento voltado para que todos utilizem os recursos ao máximo e possam realizar seu trabalho com maior eficiência. 

Adaptação aos avanços tecnológicos

Empresas modernas precisam estar preparadas para adotar novas tecnologias rapidamente, priorizando ferramentas que melhor se adaptem ao modelo de negócios. Muitas vezes, isso exige uma remodelação de processos fluxos de trabalho e estratégias de treinamento para que as equipes consigam aproveitar plenamente os recursos disponíveis. 

A SVX pode ajudar nesse processo e gerar mais valor aos seus funcionários, integrando sistemas humanos e tecnológicos para fornecer a todos mais consistência no uso de novas tecnologias. Nosso serviço de governança de TI garante que sua estratégia tecnológica esteja alinhada aos objetivos de negócios, permitindo que a equipe conte com um suporte a uma abordagem holística para lidar com questões críticas de TI, segurança e compliance. 

Não importa o setor de atuação ou complexidade da cadeia de suprimentos, as empresas já entenderam que precisam investir em tecnologias e recursos que ajudem a aumentar a produtividade dos funcionários, mas também compreender os impactos em seus processos, nas pessoas e para a própria sobrevivência da empresa. Com isso, é possível implementar um plano bem-sucedido para reduzir possíveis riscos e otimizar os negócios. 

A SVX pode orientar sua empresa no desenvolvimento de uma estratégia que otimize a produtividade e identifique e corrija lacunas em seu plano atual. Ou podemos te ajudar a criar um plano do zero, testar políticas e procedimentos ou treinar seus funcionários para modernizar seus negócios. Entre em contato com nossos especialistas e conheça nossos serviços para garantir a continuidade dos seus negócios e promover a melhoria contínua dos seus processos. 

+ conteúdo