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Conheça as vantagens do Design Thinking para a TI

Em uma época em que a inovação é parte importante para a estratégia de negócios, o Design Thinking surge como uma opção para estimular a criatividade e otimizar os processos de TI, para que os profissionais do setor criem soluções que atendam as necessidades de usuários e clientes efetivamente, um desafio para a maioria das empresas em um mundo tecnologicamente volátil. 

Dito isso, pensar no impacto que os avanços tecnológicos oferecem para o dia a dia de trabalho, deixa claro o desafio que muitas equipes de TI têm para acompanhar essa transformação, o que pode ser extremamente intimidante e tornar muitas organizações inseguras sobre qual caminho seguir. 

E é nesse ponto que o Design Thinking mostra sua importância. 

Definindo o que é Design Thinking

Extremamente versátil, o Design Thinking é uma metodologia flexível e visual que ajuda às equipes de TI a lidarem com a emoção, a estética e as necessidades dos usuários mais facilmente. Apesar de não haver uma definição definitiva, o método pode ser entendido como um processo colaborativo para o desenvolvimento do conhecimento a partir de diversas fontes de informação. 

Na área de TI, ajuda as equipes a entenderem as necessidades dos usuários, seus problemas e objetivos para que elaborar soluções e permitir que equipes diferentes cooperem entre si e discutam qual solução é a mais indicada para resolver o problema identificado. 

Geralmente, a TI trabalha com a metodologia Ágil para o gerenciamento de projetos, isso exige que diferentes processos iterativos sejam utilizados para concluir um projeto de design. Com o Design Thinking, as equipes podem incorporar a criatividade a esse processo e implementar uma cultura de inovação para atender mais rapidamente as demandas dos usuários. 

Benefícios do Design Thinking na TI

O Design Thinking mantém seu foco na resolução dos problemas do usuário final, garantindo que as soluções sejam aplicadas com base nos requisitos, desejos e motivações desse usuário, contribuindo para que seja realmente utilizável. E, para a área de TI, oferece alguns benefícios: 

Promove a colaboração

O Design Thinking é uma metodologia colaborativa, ou seja, busca soluções construídas em conjunto. Com isso, contribui para uma maior integração entre as equipes e satisfação na execução de projetos. A metodologia consiste em dar a todos os participantes oportunidade para partilharem sua opinião sem medo de julgamento, contribuindo para as pessoas compartilharem suas ideias sem medo. 

Fornece uma estratégia adaptável

A versatilidade da metodologia permite que o Design Thinking seja aplicado em diferentes atividades, otimizando os processos de TI. 

Potencializa os resultados

O uso do Design Thinking permite organizar processos de forma mais eficiente, fornecendo à organização serviços mais inteligentes e integrados às demandas de diferentes setores. Isso potencializa a elaboração de estratégias e soluções, garantindo maior agilidade na recuperação do ROI. 

Melhora as previsões

A metodologia é voltada para trabalhar com dados, o que permite ter uma visão mais completa da área de TI. Dessa forma, é possível criar soluções que auxiliem na tomada de decisões voltadas para a tecnologia. 

Contribui para a inovação

A inovação precisa fazer parte do dia a dia dos profissionais de TI, e o Design Thinking contribui para o setor adotar uma cultura de inovação para atender às necessidades dos usuários. Ao incentivar o trabalho em equipe, a metodologia influencia o compartilhamento de informações para que estratégias inovadoras sejam adotadas. 

Gera maior valor agregado

O Design Thinking, por ser voltado a atender as necessidades, desejos ou solicitações dos usuários, permite a entrega de soluções mais precisas e efetivas, gerando maior valor agregado aos serviços de TI. 

Otimiza a performance

O Design Thinking incentiva os profissionais de TI a pensar em soluções diferenciadas. Isso exige uma visão completa da empresa e das necessidades dos usuários. Com isso, eles podem entender o impacto que as soluções e processos de TI causam ao usuário, permitindo que novas soluções sejam oferecidas. 

Como aplicar o Design Thinking na TI

O Design Thinking na área de TI pode ser aplicado para os profissionais poderem agir proativamente, antecipando as necessidades dos usuários. Para o resultado ser facilmente alcançado, implementar as cinco etapas abaixo permite maior agilidade e efetividade em cada projeto: 

Definição do projeto ou etapa da empatia

Para atender as necessidades das pessoas é essencial entendê-las. Isso é possível por meio de métodos de pesquisa, observação, entrevistas e questionários. O objetivo é obter o máximo de conhecimento das necessidades, desejos e motivações dos usuários. 

Análise e objetividade

As informações coletadas no estágio da empatia geram uma descrição clara do problema, permitindo a definição dos requisitos primários e problemas dos usuários. Isso é necessário para orientar todo o processo de design. 

Ideação

Compreende a geração de ideais alinhadas aos problemas detalhados na etapa anterior e sua apresentação. O objetivo é gerar um grande número de soluções potenciais, mesmo que pareçam incomuns ou irreais. 

Protótipo

É a fase em que as ideias mais promissoras são selecionadas, criando um plano de ação, metas e a criação dos protótipos. Essas simulações podem ser físicas, digitais ou híbridas para desenvolver a representação de respostas que possam ser testadas e modificadas para saber se resolvem ou não o problema em destaque. 

Teste e implementação

É a etapa que os protótipos são colocados à prova para garantir que a solução encontrada esteja pronta para ser utilizada. 

Entenda a importância do Design Thinking para os projetos

Lançar novos serviços e produtos, que realmente atendam às necessidades de clientes e usuários, é um grande desafio. Por isso, a SVX utiliza o Design Thinking para gerar insights e soluções para solucionar os problemas dos clientes. Com isso, é possível fornecer uma visão holística dos serviços oferecidos pela organização e entender se estão de acordo com as necessidades dos clientes. 

A SVX auxilia a organização no processo de design de serviço, desde a pesquisa até o desenvolvimento de conceito, prototipagem, teste e implementação, com o foco de gerar valor aos clientes e usuários, integrando sistemas humanos e tecnologias. 

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como a SVX pode ajudar sua empresa a criar um design de serviços consistente para clientes e usuários. Isso contribui para a organização obter vantagens comerciais ao mesmo tempo que proporciona um atendimento e experiência mais completos aos usuários. 

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