Scroll Top

10 indicadores de desempenho para sua empresa

Indicadores de desempenho 

Indicadores de desempenho (KPIs) permitem que a organização avalie a saúde dos negócios e o desempenho das equipes de forma objetiva e precisa. Com isso, é possível compreender exatamente onde a empresa está e para onde ela está indo. Esses indicadores de desempenho são uma medida que mostra o progresso de um setor ou processo específico durante um determinado período. 

As principais KPIs indicam aspectos cruciais das operações comerciais ou do desempenho de funcionários e equipes, sendo, normalmente, vinculadas aos objetivos de negócios, definição de um cronograma de iniciativas e expectativas para funcionários e stakeholders. Por exemplo: a equipe de vendas deve aumentar suas vendas em 10% no dia das mães, ou o marketing irá agregar 20% mais prospects no terceiro trimestre. 

Por que as empresas precisam de indicadores de desempenho?

Os indicadores de desempenho ajudam a organização a avaliar a saúde dos negócios, analisando o desempenho histórico, os resultados desejados e previstos, o cenário competitivo e padrões do setor. 

Por isso, definir indicadores de desempenho alinhados aos objetivos dos negócios permite orientar o trabalho por toda a organização. Além de ajudar a responsabilizar as equipes para manter um determinado nível de desempenho, refinar processos e fluxos de trabalho e capacitar os funcionários. 

Tipos de indicadores de desempenho

Acompanhar os principais indicadores de desempenho é a melhor forma de mensurar a saúde dos negócios. Da satisfação do cliente à taxa de engajamento dos funcionários, são várias as métricas que as empresas devem acompanhar para coletar informações importantes sobre seus processos, fluxos de trabalho e estratégias, aqui estão algumas delas: 

Taxa de inovação

A taxa de inovação mede a porcentagem da receita que novos produtos e serviços entregam. Esse KPI ajuda as empresas a entenderem a importância de continuarem evoluindo e se adaptando às demandas dos clientes, além de incentivar uma cultura voltada para a criatividade e experimentação. Isso garante maior satisfação com o cliente, lucros crescentes e vantagens competitivas. 

Valor do ciclo de vida do cliente

O valor do ciclo de vida do cliente (CLV) mede a quantidade de dinheiro que um cliente deve gastar em produtos e serviços da empresa durante todo seu ciclo de vida. Conhecer essa métrica ajuda a identificar os clientes mais valiosos e adaptar as estratégias de marketing e retenção para maximizar a receita e rentabilidade. 

Ciclo de conversão de caixa

O ciclo de conversão de caixa é um indicador de desempenho crítico, que combina várias métricas de caixa em um único valor para demonstrar a agilidade que uma empresa converte seus recursos em dinheiro, comparado com outras organizações do setor. É calculado por meio de dias de vendas pendentes (DSO) mais os dias de estoque pendentes (DIO) menos os dias de contas a pagar pendentes (DPO). Essa métrica permite que as empresas se concentrem em maneiras para aumentar sua liquidez. 

Engajamento dos funcionários

Entre os indicadores de desempenho que medem a satisfação do funcionário, o engajamento visa entender o envolvimento das pessoas com a empresa. Esses insights podem ser coletados por meio formulários ou solicitação de feedbacks para medir o envolvimento. Essas informações são importantes para reduzir a rotatividade de funcionários, melhorar a experiência e aumentar a produtividade. 

Satisfação do cliente

Esse é um dos indicadores de desempenho de negócios mais importante, pois fornece informações sobre como o cliente se sente em relação à empresa, suas necessidades e preferências. Esses dados ajudam a organização a identificar áreas que precisam de melhorias, bem como direcionar estratégias voltadas aos clientes para melhorar sua experiência. 

Net Promoter Score

O Net Promoter Score (NPS) é um dos melhores indicadores de desempenho para avaliar a lealdade e satisfação do cliente, medindo a probabilidade de ele recomendar a empresa para outras pessoas. Monitorar o NPS permite avaliar o sentimento e defesa geral do cliente, sendo que quanto mais alta for a pontuação, mais leal esse cliente é. A métrica, ainda, ajuda na identificação de processos que podem ser melhorados, entender as preocupações dos clientes e priorizar estratégias centradas nesses clientes. 

Retorno sobre o investimento (ROI)

Acompanhar o ROI permite analisar quanto uma empresa ganha com os investimentos realizados. A fórmula para se calcular o ROI é: receita gerada menos os custos e investimentos envolvidos. A métrica ajuda na avaliação do melhor resultado de investimentos, comparando o resultado para definir se esse investimento dará o retorno esperado. 

Taxa de compra repetida

A taxa de compra repetida é uma métrica que mostra a porcentagem de clientes que voltam para comprar um produto da empresa, ajudando a entender o quanto a empresa é eficaz para atrair e reter seus clientes. Essa KPI permite otimizar estratégias de marketing para melhorar os resultados dos negócios. 

Pontuação do esforço do cliente

Uma métrica fundamental para as empresas é a pontuação do esforço do cliente. O resultado indica a facilidade ou dificuldade do cliente em concluir uma tarefa específica, como comprar um produto. Essa KPI ajuda a criar uma melhor experiência do usuário, ajudando a fidelizar o cliente. 

Engajamento com a marca

O engajamento com a marca diz respeito à criação de vínculos entre clientes e marcas. Esses vínculos podem ser emocionais ou racionais e indicam a fidelidade à marca ao logo do tempo. Entender a métrica ajuda a solidificar o relacionamento e melhorar a experiência do cliente. 

Por que implementar indicadores de desempenho

Qualquer empresa precisa acompanhar indicadores de desempenho nos negócios. E essas métricas são extremamente úteis para entender a eficácia de processos, força de trabalho, produtos e serviços oferecidos pela empresa, ajudando a identificar áreas que apresentam um bom desempenho e outras que precisam melhorar. 

Definir padrões de desempenho e medi-los é fundamental para atingir os objetivos da empresa, aumentar o sucesso e reduzir ineficiências, além de ajudar a identificar pontos fracos e fortes na estratégia de negócios. 

Por isso, a SVX recomenda que os indicadores de desempenho sejam integrados a todos os níveis de uma organização, utilizando essas informações para promover a melhoria contínua em seus processos. Agende uma reunião com nosso time de especialistas, conheça nossos serviços e descubra como a SVX pode ajudar sua empresa a criar um design de serviços consistente para seus clientes. 

+ conteúdo